Montevidéu é escolhida como sede do Observatório de Direito do Turismo para América Latina e Caribe
A primeira unidade temática da ONU Turismo nas Américas será dedicada às questões jurídicas, marcando um passo importante na consolidação da estrutura legal do turismo na região. Com a assinatura do Convênio de Colaboração entre o Ministério do Turismo do Uruguai e a ONU Turismo, foi oficialmente inaugurada a sede do Observatório de Direito do Turismo para América Latina e Caribe, localizada na Casa das Nações Unidas em Montevidéu, Uruguai.
O presidente da Comissão de Turismo da OABRJ, ao destacar a importância de se desenvolver os aspectos legais do turismo no Brasil, declarou: “Para que o turismo brasileiro alcance maior credibilidade, é fundamental que seus aspectos legais sejam amplamente desenvolvidos e harmonizados com as melhores práticas internacionais. O fortalecimento dos marcos jurídicos proporcionará maior segurança para investidores e operadores, além de garantir uma experiência mais segura e qualificada para os turistas.”
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Coordenador Residente das Nações Unidas no país, Pablo Ruiz, do Ministro do Turismo, Eduardo Sanguinetti, do Senador e ex-Ministro do Turismo, Tabaré Viera, entre outras autoridades. Também estiveram presentes Gustavo Santos, Diretor Regional para as Américas, Alicia Gómez, Conselheira Jurídica da ONU Turismo, e Julio Facal, membro do Comitê de Ética da organização. O evento contou ainda com a participação de Celso Sabino, Ministro do Turismo do Brasil, além de renomados juristas e acadêmicos de diversos países da região.





