Salvador apresenta nova orla como exemplo de turismo sustentável
A cidade de Salvador marcou presença, nesta quarta-feira (21), no Encontro Anual da International Cleantech Network (ICN), realizado na Arena Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro. O evento reuniu líderes de diversos países com o objetivo de promover projetos de inovação sustentável e discutir estratégias voltadas à economia circular, transição energética e tecnologias limpas, temas cada vez mais essenciais para o turismo responsável e resiliente.
Representando a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), o secretário Ivan Euler apresentou as ações da Prefeitura de Salvador que estão transformando a capital baiana em um modelo de destino turístico sustentável, com destaque para a requalificação da orla marítima. Ao seu lado, os executivos Guilherme Borges e Eduardo Sampaio, da Orla Brasil, plataforma aceleradora de desenvolvimento de orlas e parques urbanos que, recentemente, conquistou a concessão para administrar um trecho da orla de Pituaçu, em Salvador.
Salvador levou ao encontro o mais novo projeto do Parque Urbano da Orla de Pituaçu que, após o trabalho de revitalização conduzido pela Prefeitura de Salvador, passa a contar com a iniciativa da Orla Brasil para a implantação de novas opções de lazer, entretenimento e gastronomia no trecho localizado na Avenida Octávio Mangabeira, com 3,5 km de extensão, que inclui as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu e Patamares. O contrato com a Prefeitura de Salvador foi assinado em 11 de maio, marcando o início de um amplo projeto de transformação da região. A iniciativa contempla ainda ações voltadas ao manejo adequado de resíduos sólidos e à conscientização de frequentadores e comerciantes sobre práticas sustentáveis nas áreas costeiras.
“A participação de Salvador no Encontro da ICN é uma oportunidade de mostrar como a sustentabilidade pode ser uma política pública transformadora. Estamos unindo inovação, gestão ambiental e participação comunitária para transformar nossas praias em modelos de equilíbrio entre uso social e preservação ecológica”, destaca Ivan Euler, secretário da Secis.
A participação da capital baiana no evento foi enriquecida pela presença de Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil, executivo responsável por liderar os projetos estratégicos da empresa, com foco em sustentabilidade, valorização cultural e inovação no setor de turismo e lazer; e por Eduardo Sampaio, diretor regional da Orla Brasil em Salvador.
O evento da ICN proporcionou um espaço para Salvador apresentar-se como referência internacional em turismo sustentável, conectando práticas inovadoras de gestão urbana com a valorização do patrimônio natural e cultural. A participação da capital baiana reforça seu posicionamento como um destino turístico comprometido com a preservação ambiental e com experiências autênticas, seguras e inclusivas para todos.





