A Rota Oculta: um tesouro rural em Quito

Belas paisagens, montanhas majestosas e vales repletos de história esperam por você na Rota Oculta, um passeio por cinco paróquias rurais do Distrito Metropolitano de Quito: Puéllaro, Perucho, Chavezpamba, Atahualpa e San José de Minas.

Localizado no nordeste da capital, este território natural convida você a se conectar com o interior de Quito por meio de sua cultura, gastronomia, paisagens e da hospitalidadede seus habitantes. Um caminho ancestral construído por povos indígenas, ofereceexperiências autênticas e memoráveis.

Florestas nubladas, páramos e florestas secas fazem parte da Rota Oculta, um espaçoprivilegiado por sua variedade de microclimas e flora e fauna únicas. As cinco paróquias rurais oferecem aos visitantes nacionais e internacionais atrações como mirantes, museus, templos históricos, festivais ancestrais, rotas de ciclismo e sabores tradicionais da região.

As paróquias da Rota Escondida:

Puéllaro

Porta de entrada para a Rota Oculta, conhecida como o “Jardim de Frutas do Equador“. Ela ostenta três igrejas históricas e uma riqueza de recursos naturais e produtivos.

Perucho

Sua história remonta aos tempos pré-hispânicos. Foi habitada pelos Piruchos e renomeada San Miguel de Perucho durante o período colonial. É notável por suaherança ancestral e arquitetura tradicional. Além disso, a Igreja de Perucho é a primeiraigreja de madeira construída no Equador, fundada em 1542.

Chavezpamba

A mais jovem das cinco paróquias. Seu nome vem do primeiro habitante da região, Don Manuel Antonio Chávez. Um lugar onde convergem lendas, mitos e tradições de Quito.

Atahualpa

Antigamente chamada de Habaspamba (“planície de feijão“). Renomeada em 1894 em homenagem ao último inca do Tahuantinsuyu. Rica em história, cultura e paisagens..

San José de Minas

Localizada a 80 km de Quito, seu nome está associado às pedreiras da região. Nasúltimas décadas, era conhecida por seus canaviais e pela produção de aguardente.

Como chegar:

A aproximadamente uma hora e meia do centro de Quito, de transporte público ouparticular, ou de bicicleta, os turistas podem explorar mais de 20 quilômetros de história, paisagens rurais e tradições andinas que resistem ao teste do tempo.

Com o turismo, Quito renasce!

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com