Quito lança Marca Cidade que expressa os sentimentos do povo
O amor por Quito foi a estrela do dia. Em meio a música, luzes e emoção, a nova Marca da Cidade foi oficialmente apresentada, um símbolo que captura a essência desta antiga capital, com o sol e as montanhas como emblemas da identidade e do orgulho de Quito.
A festa foi completa. Guardarraya e La Máquina Camaleón ditaram o ritmo para o público com sua energia e talento, em uma noite projetada para celebrar quem somos e o que compartilhamos: uma cidade que brilha desde suas raízes e olha para o futuro com força coletiva.
O prefeito lembrou que um recorde do Guinness foi quebrado durante o Bicentenário. “Quito detém um recorde hoje. Mais de 7.000 pessoas desenharam Quito em umcoração“, disse ele.
“Quito é a cidade dos barrancos, rios e montanhas. Queremos que todos se sintamincentivados a vir para a cidade do sol, a cidade mais bonita do mundo. Aqui temoscoisas que você não encontra em nenhum outro lugar”, disse o prefeito Pabel Muñoz, prefeito de Quito, durante seu discurso.
O prefeito lembrou que, durante o Bicentenário, há oito meses, um recorde do Guinness foi quebrado. “Quito detém um recorde hoje. Mais de 7.000 pessoas desenharam Quito em um coração”, disse ele.
Para Diego, que participou da apresentação da marca, esta nova imagem renova a cidade. Ele também mencionou: “Acho que é bastante minimalista e tem cores muitobonitas, então acho que é fácil para os cidadãos se lembrarem. A marca apresentamontanhas, o sol, a representação do centro do mundo, que identificam Quito.”.
Jaime Ortiz, outro participante, observou que “esta imagem me representa, acima de tudo, porque reconhece que Quito está no meio do mundo, aquele sol que nos banhaverticalmente. Isso me preenche o coração e espero que o turismo se revitalize.”
A nova marca visa posicionar Quito nacional e internacionalmente como um destino turístico, cultural e econômico competitivo. Busca projetar uma imagem sólida, coerente e distinta da cidade. Acima de tudo, tem significado histórico; o ícone éinspirado nos petróglifos de Tulipe, localizados a noroeste de Quito, um espaço ocupado pelo povo Yumbo. Este elemento andino remete ao conhecimento, à perfeição, ao deus sol, ao infinito e ao movimento.
A Marca
A criação da Marca da Cidade baseia-se em milhares de desenhos criados coletivamentepor moradores de Quito, com forte presença de crianças. Os elementos maisrepresentativos foram as montanhas e o sol.
Nenhuma empresa específica foi contratada para a construção. A Prefeitura de Quito, o setor privado, a academia e todos os moradores de Quito uniram forças para criar a imagem da cidade.
A renovação da marca atende às práticas internacionais que recomendam a atualizaçãoda imagem de uma cidade a cada três ou quatro anos para se manter relevante em ummercado turístico competitivo e em constante mudança.
Evento artístico cultural
Os participantes também experenciaram:
• Teatro ao vivo com personagens fantasiados
• Hologramas e exibições de luzes no estilo cânone espacial
• Show de drones
• Fogos de artifício gelados que iluminarão o céu de Quito
• Produção visual imersiva com a nova identidade de Quito
• Mapeamento simultâneo apresentará a nova marca no edifício do Banco da Cidade, naRepública de Salvador (norte) e na Praça Quitumbe, ao lado da Plataforma Social do Sul
Esta iniciativa faz parte de uma visão de uma cidade que coloca as pessoas no centro, valoriza a identidade de Quito e exibe com orgulho sua diversidade, criatividade e potencial.





