Plano “Brasis” é apresentado ao trade de São Paulo

Estado da maior capital do país, São Paulo conheceu de perto, nesta segunda-feira (21), o Plano Brasis. Criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o novo plano de marketing turístico internacional do Brasil foi apresentado em evento no Salão Nobre da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), na capital paulista. Além de estabelecer estratégias nacionais para promover o país no mercado turístico internacional, o Plano Brasis traz um diagnóstico para o turismo estrangeiro em cada estado, desenvolvido de forma colaborativa com as unidades da federação.

Para São Paulo, o Plano Brasis oferece também um panorama adaptado à realidade local, considerando o portfólio de produtos e experiências turísticas, alinhada com a demanda internacional. “Essa é a nossa hora, esse é o nosso momento. O turismo é a bola da vez e o Brasil está vivendo o seu melhor tempo dos últimos anos para o turismo. Tenho certeza de que estamos construindo história e em rota de colisão com o desenvolvimento do país através do turismo”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância desse momento dedicado à estratégia de promoção turística internacional de cada estado e ressaltou o potencial paulista para o turismo.

“A gente está batendo todos os recordes. Em 2024, a gente chegou a 6,7 milhões de turistas estrangeiros e chegamos a uma arrecadação de US$ 7,3 bilhões só com turismo internacional. Então, não é mais possível que a gente coloque o turismo no lugar secundário na hora de pensar um modelo de desenvolvimento gerador de emprego e renda e com a responsabilidade que a gente tem de sustentabilidade”, salientou.

O presidente da Embratur destacou ainda que 2025 tem sido um ano bom para o setor. “A gente está batendo todos os recordes de novo. De janeiro até agora a gente chegou a 5,3 milhões de turistas. Este ano, não só vamos chegar aos 7 milhões, como passaremos de 8 milhões de turistas. E esta é uma conquista de cada um”, completou.

O Plano Brasis é uma ação em parceria com a Embratur e Sebrae. “É uma grande satisfação percorrer o Brasil entregando o Plano Brasis. Esta é, efetivamente, uma ferramenta de posicionamento do Brasil para o mercado internacional. E como não poderia deixar de ser, São Paulo traz inúmeras oportunidades, que podemos observar ao nos aprofundarmos na análise do plano”, afirma a coordenadora nacional de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com