Grupo Abra -Avianca e GOL- renova frota com sete A330neo
O Grupo Abra anunciou o fortalecimento de seu plano de frota, com o objetivo de continuar ampliando a conectividade e o acesso a novas rotas e destinos de médio e longo alcance nas Américas e na Europa, além de garantir a disponibilidade das aeronaves necessárias para a execução de seu plano de negócios.
Em linha com esse objetivo e para fortalecer a conectividade de longa distância, foram assinados acordos para a incorporação de até sete aeronaves Airbus A330neo. Esses aviões poderão ser operados pelas companhias aéreas do Grupo conforme as oportunidades operacionais e financeiras de mercado no momento de sua incorporação.
Essa frota se destaca por combinar eficiência de última geração e uma experiência aprimorada para o passageiro. O A330neo reduz em 14% o consumo de combustível por assento em comparação com o A330ceo. Além disso, a nova geração de motores e seu design resultam em uma aeronave significativamente mais silenciosa, com até 60% menos ruído em aeroportos.
Adicionalmente à sólida posição que o Grupo já possuía em pedidos de aeronaves narrowbody — 88 da família Airbus A320neo e 96 da família Boeing 737 MAX —, Abra exerceu 50 opções adicionais de A320neo, totalizando 138 unidades desse modelo a serem entregues até 2032.
O Grupo receberá sua primeira aeronave A320neo com cabine Airspace no final de 2025, que será incorporada à frota da Avianca. Essa aeronave de nova geração transformará a experiência do passageiro, oferecendo compartimentos superiores XL com até 60% mais espaço para bagagem de mão, iluminação LED dinâmica adaptada a cada fase do voo e três fileiras de assentos Premium — em formato 2×2 — desenvolvidos exclusivamente pela Recaro para a Avianca, representando um produto único na região. Além do conforto, o A320neo oferece uma significativa redução no consumo de combustível e nas emissões, combinando máxima eficiência operacional com um padrão de viagem de alta qualidade.
Essas 138 aeronaves se somam aos 96 Boeing 737 MAX encomendados, que serão entregues até 2030, proporcionando ao Grupo Abra acesso a um portfólio total de 234 aeronaves narrowbody nos próximos anos — fortalecendo ainda mais a experiência de milhões de passageiros que viajam pelas Américas.
Adrian Neuhauser, CEO do Grupo Abra, afirmou: “Este anúncio confirma que seguimos realizando os investimentos necessários alinhados ao nosso compromisso de proporcionar cada vez mais acesso ao transporte aéreo a milhões de pessoas, consolidando-nos como um dos grupos de aviação mais relevantes e competitivos da América Latina. Nossa nova encomenda de A320neo garante as necessidades de renovação e crescimento da frota narrowbody atual. Ao mesmo tempo, reforçamos nossa estratégia de expansão internacional para conectar a América Latina entre si e com o mundo, por meio de uma frota mais eficiente.”
“Temos orgulho de que o Grupo Abra tenha escolhido as aeronaves emblemáticas da Airbus —A350, A330neo e A320neo— como elementos-chave de sua estratégia de expansão de frota, ampliando ainda mais nossa cooperação estratégica”, afirmou Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de Vendas da Airbus Aeronaves Comerciais. “A escolha do A350, impulsionada por seu desempenho superior e eficiência econômica, reafirma sua liderança indiscutível nas operações de longa distância. Já o A330neo é um complemento de nova geração e de altíssimo nível para a atual operação de A330 do Grupo Abra. Também estamos entusiasmados por, em um futuro próximo, os passageiros poderem desfrutar da cabine Airbus Airspace no A320neo da Avianca, que oferece um conforto incomparável”.
Tanto o contrato de leasing dos A330neo quanto a confirmação das 50 opções de A320neo se somam ao pedido anunciado em 2024 por Abra e Airbus de cinco A350-900, que serão integrados à frota do Grupo nos próximos anos.





