Grupo Abra levanta a bandeira da aviação sustentável

O Grupo Abra (“Abra”) reafirma hoje seu compromisso com o avanço da aviação sustentável na América Latina, com uma atualização sobre suas recentes conquistas em sustentabilidade e reforço na equipe de liderança, celebrando o lançamento de um novo Roteiro para a Redução das Emissões da Aviação realizado na semana passada pela Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (ALTA).
Como um dos grupos de transporte aéreo mais competitivos da América Latina e holding das marcas icônicas Gol, Avianca e Wamos Air, a Abra alcançou marcos significativos de sustentabilidade nos últimos cinco anos por meio da implementação de eficiências operacionais, que facilitaram ganhos ambientais e, ao mesmo tempo, garantiram que as viagens aéreas fossem acessíveis para milhões de pessoas em seus mercados-alvo.
O CEO do Grupo Abra, Adrian Neuhauser, disse: “Nossa missão é simples, mas muito ambiciosa: tornar os voos na América Latina mais eficientes, mais acessíveis e mais sustentáveis. Embora reconheçamos que sempre haverá mais a fazer, estamos provando que a sustentabilidade não é uma meta abstrata. É o resultado de administrar um negócio eficiente, inteligente e mais inclusivo.”
A recém-nomeada Diretora de Responsabilidade Corporativa do Grupo Abra, Maria Del Mar Whittaker, disse: “À medida que o setor de aviação latino-americano – um dos mais eficientes do mundo – se reuniu em torno do lançamento do Roteiro da ALTA para a Redução das Emissões da Aviação, refletimos sobre o papel catalisador da Abra no setor e estamos satisfeitos por ter trabalhado em conjunto com a ALTA e nossos pares para desenvolver um caminho novo e essencial para a região. Estamos orgulhosos do progresso que fizemos na Abra, mas continuamos a pedir aos legisladores que apoiem a natureza essencial da aviação, permitindo maior eficiência operacional nos aeroportos e no controle de tráfego aéreo e promovendo reduções imediatas e econômicas das emissões.”
A Abra continua a fortalecer sua posição como a operadora aérea com a maior e mais moderna carteira de pedidos de aeronaves da América Latina. O Grupo investiu em aviões de última geração, que oferecem desempenho de sustentabilidade incomparável: até 25% menos consumo de combustível e emissões de CO₂ em comparação com as aeronaves da geração anterior. A modernização da frota e as configurações de assentos eficientes e modernas, que reduzem o peso e maximizam a eficiência, têm sido os principais impulsionadores da redução de emissões e da eficiência operacional, com mais de US$ 425 milhões investidos entre 2023 e 2024 pelo Grupo[1].
Nos últimos cinco anos, a Avianca e a Gol alcançaram uma redução combinada de 14,6% na intensidade de emissões (gCO₂/ASK[2]) em comparação com 2019, com um resultado consolidado de 68 gCO₂/ASK em 2024. Quando comparadas com outras companhias aéreas que operam em condições semelhantes na América Latina, as companhias aéreas da Abra consomem entre 12% e 20% menos combustível por ASK. A Wamos Air, uma empresa de wet lease, também está comprometida com a eficiência sustentável, operando uma frota moderna e otimizada composta exclusivamente por aeronaves Airbus A330. Ela aproveita a eficiência de combustível e o design aerodinâmico da aeronave para minimizar o impacto ambiental em rotas de longa distância. Além dessas eficiências, o Grupo Abra abriu efetivamente canais para novos públicos, democratizando o acesso e conectando uma região que depende fortemente da aviação para seu desenvolvimento. Em 2024, a Abra transportou 68 milhões de passageiros, com quase 11,5% voando pela primeira vez.
A contribuição da Abra para a sustentabilidade também vai além das emissões. Por meio de parcerias com a Ecoaventura (Galápagos, Equador), Hábitat Sur (Amazônia, Colômbia) e Corporación Miss Raxi e Miss Graci (Ilhas San Andrés, Colômbia), a Abra transportou materiais recicláveis de ecossistemas sensíveis, como a Amazônia e as Ilhas Galápagos, usando suas capacidades operacionais para apoiar a conservação ambiental na região.
Contribuindo para o desenvolvimento social e comunitário, a Abra implementou estratégias criativas e impactantes, incluindo “El Banco de Millas”, Instituto GOL e programas de voluntariado corporativo que permitem aos membros doar suas milhas ou contribuições financeiras para apoiar projetos sociais e ambientais em comunidades vulneráveis. Em todo o Grupo, essas iniciativas estão impactando direta e positivamente quase 200.000 pessoas por ano.
A participação da Abra em iniciativas do setor reafirma sua convicção de que o caminho para a descarbonização deve ser colaborativo. A exploração coletiva de todas as soluções possíveis para garantir que o setor de aviação continue a oferecer conectividade e acesso sustentável à América Latina deve ser priorizada.
Sobre o Grupo Abra
A Abra, uma holding com sede no Reino Unido, é um dos grupos de transporte aéreo mais competitivos da América Latina. Reúne as marcas icônicas Gol e Avianca sob uma liderança unificada, além de um investimento estratégico na Wamos Air, consolidando uma rede de companhias aéreas com alguns dos menores custos unitários em seus respectivos mercados, programas de fidelidade líderes na região (LifeMiles e Smiles) e outros negócios sinérgicos. A Abra também detém uma posição de dívida conversível que representa um investimento minoritário na Sky Airline Chile.
O Grupo emprega cerca de 30.000 profissionais altamente qualificados na área da aviação e opera uma frota de mais de 300 aeronaves, com voos regulares para mais de 25 países e mais de 140 destinos.
  • A Gol é uma das principais companhias aéreas do Brasil, operando uma frota padronizada de 139 aeronaves Boeing 737 e empregando 13.900 profissionais altamente qualificados.
  • A Avianca, a segunda companhia aérea mais antiga do mundo, opera mais de 140 aeronaves de passageiros (A320 e B787), bem como seis aeronaves de carga, com mais de 14.000 funcionários.
  • A Wamos Air é líder europeia em operações ACMI, com uma frota de 13 aeronaves de passageiros A330 de fuselagem larga.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com