São Paulo anuncia linhas de crédito para o turismo sustentável
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), participa do Summit Agenda SP + Verde, evento que acontece nos dias 4 e 5 de novembro de 2025, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O encontro marca o início de uma plataforma estratégica voltada ao desenvolvimento sustentável, reunindo lideranças públicas, empresariais e da sociedade civil em torno de temas como investimentos verdes, justiça climática, transição energética, resiliência urbana e economia circular.
Coorganizado pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de São Paulo e pela Universidade de São Paulo (USP), o Summit conta com apoio institucional de entidades como Fiesp, B3, SOS Mata Atlântica, CEBDS, Movimento Circular, Pacto Global da ONU e Movimento União BR, entre outros parceiros.
Durante o evento, a Setur-SP anuncia uma importante novidade no âmbito do Programa Creditur SP, que passa a oferecer, em parceria com o Banco do Brasil, linhas de crédito específicas para produtores rurais da agricultura familiar, incluindo povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais. O objetivo é fortalecer o turismo rural e de base comunitária em todas as regiões do Estado.
Com o apoio técnico do Creditur SP, os interessados poderão acessar as linhas PRONAF A e PRONAF Bioeconomia, que oferecem condições especiais de financiamento, com valores até R$ 250 mil, taxas diferenciadas e prazos estendidos de pagamento. Serão mais de R$ 20 milhões em recursos disponíveis que poderão ser utilizados em projetos de infraestrutura, modernização e ampliação de atividades agropecuárias e turísticas, como hospedagem, gastronomia, eventos, processamento e armazenamento de produtos locais.
“Sabemos que desenvolver o turismo em harmonia com a cultura, as pessoas e a natureza, tem um alto custo. Garantir o acesso democrático ao crédito é fundamental para que as comunidades possam oferecer experiências autênticas, diversas e sustentáveis, alinhadas ao que o turista busca hoje”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.






