Avianca reduz em 19,6% a intensidade de suas emissões de carbono

Em consonância com o Dia Mundial da Redução de Emissões de CO₂, a Avianca reafirma seu compromisso com uma aviação mais eficiente, demonstrando que é possível ampliar o acesso ao transporte aéreo enquanto se reduz a intensidade das emissões de carbono. A companhia aérea alcançou esses avanços a partir de decisões operacionais concretas, integrando a sustentabilidade como parte central de seu modelo de negócios.

Assim, entre 2019 e 2024, aumentou sua capacidade em 18,1% (medida em assentos disponíveis por quilômetro), enquanto reduziu em 19,6% a intensidade de suas emissões de carbono, o que lhe garantiu o título de companhia aérea nº 1 do mundo com o maior aumento de capacidade e a maior redução de emissões de carbono, segundo a Cirium – empresa líder mundial em análise de aviação.

Uma estratégia focada em eficiência operacional, modernização da frota e otimização de sua rede.

A companhia aérea modernizou e simplificou sua frota, incorporando aeronaves de nova geração como os A320neo e os B787, que permitem reduções de até 25% no consumo de combustível e nas emissões de CO₂ em comparação com gerações anteriores, segundo o fabricante.

Da mesma forma, reconfigurou suas aeronaves A320, aumentando sua capacidade, o que possibilitou à Avianca ampliar o acesso ao transporte aéreo em uma geografia desafiadora como a latino-americana. Somente em 2025, a companhia aérea transportou cerca de 37 milhões de clientes em mais de 262.000 voos. Ao mesmo tempo, fortaleceu seu desempenho ambiental e recebeu reconhecimentos internacionais por sua gestão climática, entre eles o ranking da Cirium e a classificação “B” do CDP pelo sexto ano consecutivo.

A Avianca continuará trabalhando em conjunto com a indústria e participando de iniciativas regionais para seguir avançando na redução de emissões, convicta de que a sustentabilidade é o resultado de operar um negócio eficiente, inteligente e inclusivo.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com