Turismo do Piauí lança oficialmente a edição 2026 da Fetur
Na noite de sexta-feira (30) foi lançada a segunda edição da Feira de Turismo do Piauí(Fetur), com o objetivo de promover o evento que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções de Teresina.
O secretário Daniel Oliveira afirmou que o evento tem como objetivo fortalecer o turismo local e posicionar o Piauí como um destino estratégico no cenário nacional e internacional. Neste ano, a Fetur deve reunir representantes do trade turístico para fomentar negócios, conexões estratégicas e oportunidades de crescimento para o setor.
Está prevista a participação de 10 operadoras nacionais, além de expositores do Piauí e de outros estados das regiões Norte e Nordeste.
“O Piauí tem se consolidado como um destino estratégico. O turismo tem crescido muito no estado, e a feira de turismo, realizada pela Fecomércio com o apoio do Governo do Piauí, tem sido essencial para fomentar o ambiente de negócios na área. Temos recebido constantemente notícias positivas. Em 2025, por exemplo, o número de visitantes no Delta do Parnaíba cresceu cerca de 25%, superando pela primeira vez a marca de 100 mil turistas. Também houve crescimento no Parque Nacional da Serra da Capivara e na Serra das Confusões. Além disso, celebramos o anúncio feito pelo governador Rafael Fonteles, junto ao presidente da Gol, sobre a ampliação da malha aérea no estado”, afirmou.
Segundo o secretário, Teresina passará a contar com novos voos regulares, conectando a capital a Parnaíba, São Raimundo Nonato, Salvador e Rio de Janeiro, além das rotas já existentes para São Paulo e Brasília. “Isso fortalece muito o turismo”, completou.
Daniel Oliveira destacou ainda que o faturamento do setor turístico em 2025 superou R$ 500 milhões e ressaltou a importância da feira como incentivo ao empresariado.
“A feira é uma oportunidade coordenada pela Fecomércio para garantir que operadores e empresários possam fechar negócios. Ela envolve fomento comercial e apresentação de destinos. Muitos municípios do Piauí participam para divulgar suas cidades e atrativos turísticos, fortalecendo o conhecimento sobre o estado e contribuindo para o crescimento contínuo do turismo”, explicou.
O presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante, reforçou que a Fetur será uma grande oportunidade para os empresários. “A feira é um incentivo para o setor. Não é fácil realizá-la, mas é uma oportunidade única de promover ainda mais negócios”, afirmou.
A Fetur contará com palestras e capacitações, exposição de destinos através de stands, um PRESS TRIP no Polo Costa do Delta (Litoral do Piauí), e um FAMTOUR no Polo Aventura e Mistérios e em (Castelo do Piauí, Pedro II e região) acontecerá simultaneamente nos dias 21 e 22/03 além disso, promover o destino PIAUÍ, potencializar seus municípios turísticos e divulgar suas regiões turísticas, o evento irar impulsionar o mercado de turismo regional, promovendo encontros estratégicos entre profissionais do turismo local e nacional, complementa Alex Albuquerque, curador da Fetur.
A Fetur é considerada a maior vitrine do potencial turístico do Piauí e, em 2026, acontece nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções de Teresina. O evento é um ambiente estratégico para a geração de novas oportunidades de negócios.
A feira é realizada pelo Sistema Comércio, Fecomércio, Sesc e Senac, com co-realização do Sebrae e patrocínio da CVC e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.







