Separamos três Albarinho da Galicia para você

O varietal Albarinho e conhecido tanto pelo seu sabor leve e equilibrado, e pelos aromas florais intensos e expressividade harmonizada, o Albariño é um vinho reconhecido a nível mundial. E embora sejam feitos em algumas áreas da Cantábria, Castela e Leão e Catalunha, a sua principal área de produção está localizada na Galicia, dentro do D.O. Rías Baixas.

As subzonas de O Rosal, Condado de Tea, Soutomaior, Val do Salnés e Ribeira do Ulloa são o lar de vinícolas que produzem alguns dos melhores vinhos Alvarinho da Espanha.

Entre as produções mais sugestivas destacamos três vinhos, uva 100% Albariño: Xión 2018, Lusco 2019, e Pazo As Barreiras Edição Especial 2017, elaborações que por si só explicam porque um vinho Alvarinho merece fazer parte dos melhores momentos à mesa.

Albarinho
Albarinho Xión, divulgação.

Xion 2019

Attis Bodega & Viñedos, situada em Dena, freguesia do concelho de Pontevedra de Meaño, no sul da região de Salnés, produz uma interessante e vasta gama de vinhos Alvarinho.

Destaca-se pela frescura e pelo porte do Xión 2019, 100% Albariño. É um vinho limpo e brilhante com uma cor amarela intensa com contornos esverdeados e um aroma a fruta branca fresca com subtis toques citrinos. É fresco e muito equilibrado. Na boca é persistente, amplo e muito bem estruturado, com um bom palato médio e álcool perfeitamente integrado, com um final persistente e agradável. Tomado muito frio, é ideal para compartilhar com navalhas no vapor ou camarões grelhados.

 

 

Albarinho
Albarinho Lusco, divulgação.

Lusco 2019

Bodegas Pazos de Lusco, em Salvaterra de Miño, província de Pontevedra, produz vários vinhos com a casta Albariño como ensina. São elaborações refinadas como o Lusco 2019, que se produz com uvas albariño colhidas à mão, cacho a cacho, para descartar os frutos que não estão em bom estado.

De tonalidade palha, apresenta aromas que remetem a frutos brancos como melão, pêra e citrinos como limão, com notas de nozes torradas como avelã e macadâmia, e um certo toque de erva-doce com notas florais. Na boca é cremoso, equilibrado e redondo, sem arestas e com excelente acidez.

Acompanha um bom queijo galego ou uma bandeja de perceves acabadas de cozer, de preferência da Costa da Morte.

 

 

Albrinho
Albarinho Pazo as Barreiras, divulgação.

Pazo As Barreiras Edição Especial 2017

O vinho Albariño mais pessoal e distinto produzido pela vinícola Pazo As Barreiras, localizada na parte alta de Salvaterra de Miño, e propriedade do grupo de vinhos Bodegas Villanueva, é o Pazo As Barreiras Special Edition, neste caso, em sua safra 2017 .

De cor amarelo palha com iridescências esverdeadas, mostra no nariz a sua marcada complexidade aromática onde predominam toques de erva acabada de cortar e fruta madura como banana, maçã dourada e pêssego.

Na boca flui com elegância e equilíbrio, revelando suavidade, untuosidade, frescura e persistência, a par de uma acidez bem integrada e um final amargo harmonioso. Combinando com um arroz cremoso com lula e camarão, ou com algumas porções de queijo de vaca Arzúa-Ullóa de leite cru, é uma experiência memorável.

 

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com