Interior de Pernambuco vive o São João da Retomada

Pernambuco vira um grande arraial no São João. Forró pé de serra, bandeirinhas, balões, quitutes feitos com milho, quadrilha junina e muita festa. É assim que o povo pernambucano comemora uma das mais importantes festividades do calendário turístico do Estado, que movimenta muito o interior com polos de animação em municípios como Caruaru, Gravatá, Bezerros e Petrolina. E a festa promete: entre as dez cidades com maior índice de ocupação, a taxa média esperada é de 90,71% e a permanência média de três dias.

Pegar a estrada rumo ao Agreste e ao Sertão pernambucano é sempre uma rica oportunidade de se encantar com as raízes e tradições culturais de forma ímpar. “São inúmeras opções e com programações gratuitas para quem quer aproveitar o ciclo junino nesse universo múltiplo que só Pernambuco oferece. Estamos muito otimistas com esse São João da Retomada, que irá voltar a movimentar a cadeia produtiva do turismo e a cultura do nosso Estado”, afirma a secretária de Turismo de Pernambuco, Milu Megale.

Considerada a Capital do Forró, Caruaru é o principal palco do São João no Estado. Terra da famosa feira de artesanato, do Alto do Moura, de cartões-postais como a Estação Ferroviária e dos Mestres Manuel Eudócio e Vitalino, artesão pernambucano que já teve obras expostas até no Museu do Louvre, em Paris.

A “Princesinha do Agreste” tem uma extensa programação gratuita com vários polos de animação e centenas de atrações. “O Governo de Pernambuco compreende a importância de fazer um São João o mais tradicional possível, promovendo a interiorização do turismo ao fomentar uma programação cultural com atrações artísticas que tenham nossa identidade”, comenta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Estando na cidade, aproveite para conhecer o Museu do Forró, que reúne objetos, instrumentos e roupas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Outro ponto imperdível é o Alto do Moura, onde está localizada a Casa Museu Mestre Vitalino, precursor da cerâmica figurativa. O visitante pode conferir ainda ateliês dos mestres Zé Caboclo, Manuel Eudócio, Elias, a mestra Marliete e tantos outros. Caruaru traz também no São João uma tradição bem peculiar com as comidas gigantes como os bolos pé de moleque e Souza Leão.

Outra cidade do Agreste muito procurada durante o ciclo junino é Gravatá, considerada Polo Gastronômico do Agreste com opções de pratos regionais e os famosos fondues. A cidade tem um São João muito concorrido com concursos de quadrilhas e festas com grandes nomes do forró em palcos gratuitos.

É considerada também um polo moveleiro, uma tradição passada ancestralmente com a produção artesanal de móveis rústicos. Durante todo o ano, o destino recebe visitantes, aos sábados, atraídos pelo Mercado Cultural. Aos sábados, no dia da feira de rua, o mercado público da cidade abriga shows gratuitos de cultura popular em sua praça da alimentação. Fica difícil até de conseguir mesa.

Já no município de Bezerros, muitos sobem para Serra Negra, o ponto mais alto da cidade, onde estão bares, pousadas, um pequeno centro de artesanato e muita animação aguardam os visitantes. É São João de rua, com sanfona e aquele friozinho típico da serra.

No Sertão, Arcoverde, conhecida popularmente como a Terra do Coco – pelo famoso grupo Coco Raízes de Arcoverde -, também oferece um São João disputado com programação gratuita. Uma das novidades deste ano é o Polo Itinerante, circulando pela Zona Rural nos distritos de Aldeia Velha, Caraíbas e Malhada, terminando o circuito na Praça do São Cristóvão.

Além disso, os visitantes poderão conferir música e cultura popular durante todo o dia no Centro Comercial de Arcoverde, no Centro de Gastronomia e Artesanato e no Pátio da Feira de São Cristóvão. Os visitantes também podem aproveitar o período para ver a cidade do alto do Mirante do Cruzeiro.

NÚMEROS – A expectativa no São João da Retomada é de que o fluxo total de visitantes em Pernambuco repita os números de 2019, quando o Estado registrou mais de 880 mil visitantes e fechou a receita turística em R$ 433 milhões. O gasto médio individual diário foi de R$ 150.

De acordo com o Setor de Estudos e Pesquisas da Setur-PE, os quatro principais polos de festejos juninos deste ano deverão apresentar excelentes índices de ocupação: Caruaru (91,04%), Petrolina (90%), Gravatá (84,17%) e Arcoverde (74,31%). Outros destinos também devem se destacar, como Taquaritinga do Norte (100%), Bezerros (95%) e Bonito (95%). Para aqueles que buscam o sol e mar, Fernando de Noronha aparece com 86,56% e Ipojuca com 90,33%.

Os principais destinos emissores são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Alagoas e Estados da Região Sul, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como no último festejo junino, os pernambucanos também aparecem circulando bastante por todo o Estado.

Em 2019, 71% dos turistas e excursionistas moravam em Pernambuco; 11% eram da Bahia; 4,5% de Alagoas; 4% da Paraíba e 2,5% de São Paulo. Entre os emissores internacionais, os argentinos corresponderam a 20%, na liderança, tendo Alemanha, Espanha, França, Portugal e Uruguai na sequência, respondendo por 10%, cada.

Serviço:

Caruaru – https://caruaru.pe.gov.br

Gravatá – https://gravata.pe.gov.br/noticia/sao-joao-da-gente-da-a-largada-dos-festejos-juninos-em-gravata

Arcoverde – https://www.arcoverde.pe.gov.br/noticias/6218/prefeitura-de-arcoverde-divulga-programacao-dos-demais-polos-do-sao-joao-2022

Bezerros –  saojoaonaserranegra.bezerros.pe.gov.br

Petrolina – https://petrolina.pe.gov.br

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com