Air France recebe o décimo Airbus A220-300
A Air France continua a integrar aeronaves de última geração, mais econômicas e com melhores desempenhos ambientais, para sua frota. Até 2030, essas aeronaves vão representar 70% da frota da Air France — comparado com 7% atualmente — devido a um ambicioso plano de investimentos de um bilhão de euros por ano. A companhia aérea atingiu um marco simbólico nesta semana com a chegada do décimo Airbus A220-300, a última novidade em sua frota de média distância.
A aeronave, de matrícula F-HZUJ, deixou a linha de montagem da Airbus em Mirabel (Quebec) para ir a Paris-Charles de Gaulle, de onde vai operar voos de curta e média distância. A primeira operação comercial será para Veneza em 5 de julho de 2022 (voo Air France 1126).
A aeronave traz seu novo nome “Auvers-sur-Oise” na parte frontal da fuselagem, em referência à cidade ao norte de Paris, internacionalmente conhecida pelos pintores paisagistas e impressionistas Paul Cézanne, Camille Corot e Vincent Van Gogh. O pintor holandês passou seus últimos dias em Auvers-sur-Oise durante um período de intensa criatividade.
Desde 2019 e da chegada do primeiro Airbus A350, a Air France reviveu a tradição de nomear suas aeronaves a partir de cidades francesas. Auvers-sur-Oise é a 96° cidade a ser homenageada nas aeronaves da companhia.
Entre agora e o fim de 2025, 60 A220-300 vão gradativamente substituir algumas das aeronaves de voos de média distância. Com até 15 entregas programadas para cada ano, esta é a integração mais rápida de um modelo de aeronave à frota na história da Air France.
A aeronave de corredor único mais inovadora e eficiente em sua categoria, o Airbus A220-300 é perfeitamente adequado para as rotas de curta e média distância da Air France. Proporciona uma redução de custo por assento de 10% em comparação com o Airbus A318 e A319 e se destaca por sua eficiência energética, consumindo 20% menos combustível e com emissões de CO2 também reduzidas em 20%. A emissão de ruído é 34% menor.
Essas características ocupam um papel central na redução da pegada de carbono da Air France e são necessárias para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam alcançados.
No contexto do programa “Air France ACT”, a companhia visa a uma redução de 30% nas emissões de CO2 por passageiro/km até 2030 em comparação a 2019. Esta meta exclui as chamadas ações de “compensação”, a fim de levar em conta exclusivamente medidas que reduzam estritamente as emissões diretas e indiretas.
A aeronave possui 148 assentos na configuração 3-2, oferecendo para 80% dos consumidores assentos na janela ou no corredor. A poltrona é a maior do mercado para modelos de corredor único. É reclinável e possui um encosto de cabeça ajustável, estofado de couro e uma almofada ergonômica para maior conforto. Uma mesa larga e sólida, suporte para copos, um compartimento para armazenar revistas e livros, portas USB A e C individuais e um suporte para tablet ou smartphone integrado ao encosto completam o pacote.





