ANUFOOD Brazil abre com expectativa de receber mais de 15 mil visitantes

A ANUFOOD Brazil 2023 – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, versão sul-americana da Anuga, maior feira mundial do setor de alimentos e bebidas, foi aberta nesta terça-feira (11), no Distrito Anhembi, em São Paulo, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, representando o Governador, executivos das entidades setoriais, dos consulados e câmaras de comércio, e representantes de toda a cadeia produtiva do Brasil e de 23 países. Em sua 4ª edição, a mostra reúne mais de 300 expositores que apresentam lançamentos, novidades e inovação. Mais de 15 mil profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes do mercado de alimentos e bebidas são esperados até quinta-feira (13).
Durante a cerimônia de abertura, Oliver Frese, Chief Operation Officer da Koelnmesse GmbH, agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a realização da 4ª edição da ANUFOOD Brasil. “É uma oportunidade para se aproveitar toda essa variedade e pluralidade de produtos muito expressiva na feira”, afirmou.
Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, ressaltou que muitas novidades em produtos e serviços estão presentes na ANUFOOD, com inovações e oportunidades de negócios. “Serão três dias intensos que, sem dúvida, vão gerar experiências positivas para as empresas e os visitantes. Entre as novidades, está nosso parceiro social o Mesa Brasil SESC, programa que contribui para a diminuição do desperdício de alimentos e reduz a condição de insegurança alimentar da população; o Cooking Show, espaço compartilhado com marcas expositoras e SENAI/SENAC para apresentação de receitas e cardápios criativos. E, pelo segundo ano consecutivo, temos a honra de sediar o Congresso Nacional de Supermercados de Bairro, realizado pela Expo Supermercados.”

 

Os visitantes terão acesso total a mais de 90 horas de conteúdo nos seis auditórios da feira, organizado e apresentado por especialistas renomados do setor de A&B.
Já a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, lembrou que o órgão, que promove as exportações brasileiras, trouxe 53 expositores, selecionados entre centenas de empresas que participaram da qualificação realizada no ano passado. “Eles representam as cinco regiões brasileiras e trazem produtos típicos como açaí, cupuaçu, cachaças, queijos”, explicou.
Ana Paula lembrou ainda que a Apex trouxe 11 compradores internacionais, vindos da Europa, Oriente Médio e Estados Unidos, que deverão realizar mais de 250 negócios nos três dias da feira, durante as rodadas de negócios. “No ano passado, esses negócios geraram US$ 800 mil durante a feira e mais de US$ 6 milhões nos seis meses seguintes. Este ano prevemos valores ainda maiores”.
Embrapa 50 anos
Parceira da ANUFOOD Brasil desde a primeira edição, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Embrapa, comemora seus 50 anos durante o evento. Para Celso Luiz Moretti, presidente da estatal, é uma oportunidade fantástica para mostrar o trabalho na busca por soluções para a agropecuária tropical. “São cinco décadas de desenvolvimento de tecnologias que auxiliam o Brasil a ganhar o protagonismo na produção mundial de alimentos”, lembrou. A empresa trouxe para o evento representantes de seus 11 centros de pesquisa.
Joseph Weiss, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, celebrou a retomada dos negócios no setor de feiras e destacou que o estado é o local mais importante para esses eventos na América Latina. “Tem crescido o interesse da Alemanha no Brasil. Ainda mais neste momento em que a segurança alimentar mundial preocupa a todos. Tanto que o governo alemão e o brasileiro têm se aproximado, o que deve aumentar a parceria estratégica entre os dois países”.
Representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Desenvolvimento Econômico municipal em exercício, Armando Júnior, ressaltou que a cidade é referência mundial em gastronomia, o que mostra a importância do evento. “Temos mais de 25 mil estabelecimentos do setor, que emprega diretamente cerca de 250 profissionais e gera mais de um milhão de empregos indiretos”, afirmou.
Já Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento, que representou o governador Tarcísio Gomes de Freitas, enalteceu o trabalho que o governo paulista está desenvolvendo para levar o PIB do Agronegócio para o interior do Estado. “A capital hoje representa 51% do PIB agro, que somados a outras cidades, como Campinas e São José dos Campos, que estão no entorno, chegam a mais de 80%. Por isso, planejamos fazer com que essa representação do PIB seja mais distribuída”.
Também presente na cerimônia de abertura, Alexandre Novachi, diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos — ABIA, representando o presidente executivo da entidade, João Dornellas, para quem este é um ano importante, pois a associação completa 60 anos e serão implementadas novas ferramentas de informação nutricional dos alimentos.
Vitor Bicca, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas — ABIR, disse que a feira é fundamental para o setor brasileiro, que é, segundo ele, o quarto maior mercado do mundo. “Hoje, nosso segmento voltou aos níveis de negócios registrados em 2019, depois de forte queda durante a pandemia. E isso se deve também à ANUFOOD.”

 

Espaço Descobertas: coxinha de jaca e snack de couve estão entre as novidades
A Trava Truck, empresa de serviços de alimentação que atende também o público vegano, está entre as empresas que expõem no Espaço Descobertas, uma das atrações da ANUFOOD Brazil. Quem passa pelo estande da marca, tem curiosidade de experimentar a veganxinha, uma coxinha feita de jaca, com a massa de mandioca e outros ingredientes orgânicos. De acordo com a fundadora, Fernanda Custódio, a demanda por alimentação vegana em eventos é grande. “Atendemos a necessidade dos nossos clientes de oferecer opções veganas de alimentação, seja em feiras pontuais ou em bares e restaurantes”, conta Custódio.
Para atender a crescente demanda por alimentos saudáveis, a empresa Alkimia aposta em snacks naturais. Entre os produtos apresentados durante a feira, está o chips de couve kale com temperos variados como: limão, gergelim, castanha e amendoim apimentado. “Nossos produtos são assados, sem aditivos. É um alimento que chamamos de limpo. Os snacks são muito procurados por quem busca uma alimentação balanceada e também por pais e mães que querem oferecer uma opção saudável de lanchinho para seus filhos”, diz Bruna Ramos, dona da empresa.
Sindal apresenta júri especialista para a 1ª edição do Brazilian Kitchen Innovation Awards 2024

 

O Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos das Empresas Fornecedoras de Produtos e Serviços de Projeto, Montagem e Manutenção de Cozinhas Industriais (Sindal) apresentou, no primeiro dia de ANUFOOD Brazil, os juízes especialistas que farão parte do Brazilian Kitchen Innovation Awards 2024. Trata-se de um prêmio que tem como objetivo reconhecer os equipamentos mais inovadores, bem como as inovações de produtos que podem melhorar significativamente as operações de serviços de alimentação. Todos os premiados serão exibidos no Showroom Sindal, em São Paulo, durante a exibição da Feira em 2024.

 

“Somos hoje a única entidade patronal da indústria, organizada em nível nacional do setor de cozinhas industriais e food service em geral. Por ser uma autarquia regulada por lei, que tem poder de fiscalizar e regularizar, desde 2015 almejávamos realizar essa premiação para as indústrias nacionais e estrangeiras”, explica João Peres, Presidente do Sindal. Ele explica que “a premiação tem entre seus objetivos aferir desde a eficiência energética, o impacto ecológico, como o auxílio à produtividade de um equipamento, por exemplo. A ideia é fazer uma diferenciação de equipamentos, principalmente na adequação às questões sustentáveis”.
A solenidade foi aberta por Amauri Pelloso, Juiz Consultor e Coordenador da premiação, responsável por elaborar as regras e o regimento de funcionamento para a escolha dessa premiação anual, que apresentou os jurados que serão responsáveis pelas escolhas dos vencedores. São eles: Fábio Girardelli M Costa, executivo do setor de Food Service; André Boccato, Chef de cozinha experimental; os engenheiros Wilson Alixandrino, Lucas Fonseca, João Carlos Martins Coelho e Armando Taddei; a nutricionista Tais Tomaz Roque; a Fundadora da RM Consultoria Rosane de Moraes; Jorge Martins de Lima, publicitário a frente de vários cases de sucesso; Erick Vicente, arquiteto e urbanista; e Ricardo Foster empresário e consultor em eficiência energética.

 

Embrapa lança dois produtos na ANUFOOD
O estande da Embrapa fez dois lançamentos no primeiro dia da ANUFOOD Brazil. A empresa estatal de pesquisa agropecuária completa 50 anos de atuação no país e apresenta diversas novidades este ano.
A partir do uso da tecnologia Sibraar – Sistema Brasileiro de Agro Rastreabilidade, a Usina Granelli apresentou o primeiro açúcar demerara produzido com rastreabilidade. Os visitantes da feira podem ver a demonstração do sistema, que por meio de códigos QR permite obter informações sobre todo o processo produtivo, desde o local da propriedade, dados laboratoriais, moagem, extração na usina, distribuição e venda ao consumidor.

 

Já a Amazonika Mundi fez a estréia da Tirinha Amazonika, similar a um empanado sabor frango, que pode ser degustada pelos visitantes. Alimento à base de plantas, os chamados plant-based, a Tirinha Amazonika, assim como a Kafta Amazonika, Amazonika Burger e Siriju, é fabricada à base de fibra de caju tratada – com características sensoriais de textura, sabor e aparência similares aos feitos com produtos de origem animal, segundo a empresa, e que foram desenvolvidos em parceria com a Embrapa.

 

Saúde holística: geração Z impulsiona mercado de alimentos e bebidas saudáveis
Alimentos e bebidas naturais e sem conservantes e açúcares são preferência entre a Geração Z, que busca cuidar da saúde de forma holística. Essa é a constatação da Euromonitor, empresa de pesquisa do mercado global. O cenário foi abordado durante uma palestra no auditório Food Trends, na ANUFOOD Brazil, aberta nesta terça-feira (11), no Distrito Anhembi.
Com o tema “Da cura à prevenção: Mudando a saúde do consumidor com alimentos e bebidas”, Rodrigo Mattos, analista sênior da Euromonitor, deu um panorama sobre o mercado da alimentação saudável, mostrando os desafios das empresas para desenvolver produtos que atendam a essa crescente demanda por saudabilidade na hora de se alimentar.
“As empresas estão entregando nutrição, o que é diferente de apenas alimentação. É preciso se adaptar às demandas desse consumidor cada vez mais crítico e que tem como principais influenciadores amigos e familiares”, explica Mattos.

 

Comidas vegetais e plant-based
Verdali, empresa catarinense especializada na produção de carnes plant-based, estreia na ANUFOOD Brazil repleta de novidades, com destaque para os lançamentos do Bacon Vegetal em Cubos e do Picadinho Vegetal. Para produzir suas proteínas saudáveis e com alta capacidade nutricional, a empresa não utiliza gordura nem aditivos químicos e aposta na tecnologia para produzir carnes vegetais com maior suculência. Ricas em sabor, proteínas, fibras e fontes de Ferro e Vitamina B12, todas as carnes da marca possuem alta capacidade nutricional, além disso, não contém gorduras e glúten podendo ser consumidas por celíacos e pessoas que não querem ingerir o ingrediente.
Durante a Feira, a empresa irá expor um amplo portfólio e promover degustações em seu estande para que o público possa conhecer a qualidade, sabor e seu processo de texturização úmida que permite recriar fibras muito semelhantes às da carne garantindo suculência com saudabilidade em diferentes sabores e texturas para proporcionar mais possibilidades de consumo. Além das novidades já citadas, a sua linha hoje conta com os seguintes produtos: Mignon Vegetal em Tiras, Costelinha Vegetal ao Molho Barbecue, Steak Vegetal, Carne Moída Vegetal, Hambúrguer Vegetal, Filé Sem-Frango, Mini Sem-Frango, Tiras Sem-Frango e Hambúrguer Sem-Frango.

 

Já a MooTree está apresentando na Feira sua carne vegetal, também conhecida como carne de jaca, que é preparada apenas com sal marinho e limão, sem nenhum conservante ou aditivo. Outra vantagem é que não precisa de refrigeração por ser cozida em alta temperatura e pressão. É um alimento leve, sem glúten, livre de gorduras trans e rico em fibras alimentares, logo, uma alternativa, não só para vegetarianos, veganos, flexitarianos, mas para quem possui restrições alimentares e procura por saudabilidade.

 

Países em desenvolvimento não veem o Brasil como um deles
O mundo em desenvolvimento já não vê mais o Brasil como um de seus integrantes e sim como um país em desenvolvimento, de acordo com o Embaixador André Correa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores — MRE, durante o painel “Regras Internacionais sobre Desmatamento e o Comércio de Alimentos” que abriu o 4º Congresso ANUFOOD, na tarde desta terça-feira (11).
Para o Embaixador, o país também precisa definir como irá se apresentar ao mercado internacional. “Sem dúvida temos problemas a resolver, mas avançamos muito e hoje estamos à frente de diversos outros países”, analisou.
Lago entende ainda que o Brasil está no caminho certo nas questões ambientais e precisa se posicionar de forma incisiva diante de outras nações. “O governo tem se mostrado comprometido com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. E ele deve realmente assumir a coordenação dessa frente que gera barreiras comerciais em caso de descumprimento”.
Já Rodrigo Lima, diretor do Agroicone, que atuou como debatedor no painel, concordou com Lago, mas afirmou que no exterior o fato de haver desmatamento ilegal ou legal não faz diferença. “Nós temos legislação que legaliza o desmatamento e isso gera incertezas para exportadores que podem ser excluídos por importadores que tiverem a percepção de que há risco em adquirir nossos produtos.”

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com