As agências Moody’s e Fitch elevam as classificações de credito da Avianca
A Avianca Group International Limited (“Avianca”) anunciou hoje que a Fitch Ratings elevou sua Classificação de Crédito de Emissor de Longo Prazo (IDR) de B para B+ e manteve a perspectiva estável, reconhecendo o sólido desempenho operacional da empresa, a forte posição de liquidez e a melhoria consistente dos indicadores de crédito. Essa elevação acompanha a recente avaliação de rating da Moodys´s Investors Servic, que aumentou a Classificação de Família Corporativa (CFR) da Avianca de B2 (B) para (B+), com perspectiva estável e com base na execução bem-sucedida de sua estratégia de negócios.
Ambas as agências ressaltaram o forte impulso da Avianca, sustentado por melhorias operacionais e financeiras contínuas e por uma perspectiva de negócios sustentável, em meio a um ambiente favorável para a indústria aérea global e para as regiões onde a companhia opera.
De acordo com a Fitch, a elevação da classificação denota o aperfeiçoamento do perfil de risco de crédito da Avianca, resultante de um sólido desempenho operacional, tendência de desalavancagem e menor risco de refinanciamento. A classificação também leva em consideração a sólida posição de mercado da Avianca na América Latina, sua estrutura de custos enxuta, forte posição de liquidez e sua estratégia de otimização da rede, que, juntamente com operação de carga e o programa de fidelidade, proporciona uma diversificação adequada, ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade.
Paralelamente, a Moody’s reconhece a estratégia de otimização da rede da Avianca e seu foco em capturar a crescente demanda de passageiros, bem como a maior eficiência operacional da companhia aérea e sua forte presença internacional. A Moody’s também reconhece a capacidade da Avianca de gerar receita premium e fidelizar clientes, aproveitando a implementação de seu serviço de Business Class nas Américas e a expansão do LifeMiles, seu programa de fidelidade.
Por fim, a perspectiva estável atribuída pela Fitch e pela Moody’s reflete a capacidade da Avianca de manter uma liquidez sólida, lucratividade consistente e um balanço patrimonial robusto.
Para acessar a análise completa da Moody’s Investors Service, acesse: Link






