Destino Pet Friendly é destaque no Salão do Turismo

A empresária Ana Luiza Russo, CEO da Villa Ayê Pousada Boutique Petfriendly e Coordenadora da Comissão de Turismo Pet friendly da cidade de Socorro, no interior paulista, foi convidada pelo Ministério do Turismo para integrar o painel “Turismo pet friendly e novas configurações de viagem: personalização, bem-estar e experiências inclusivas”, durante o Salão do Turismo, que este ano acontece em Fortaleza (CE), de 07 a 09 de maio.

 

Ao lado da jornalista Marília Andrade e criadora do conteúdo @farejandoporai, Ana Luiza Russo falará, no dia 08 às 17h, sobre sua experiência em criar a primeira rede de franquias de pousadas pet friendly do Brasil 100% pet, onde ele é o hospede e seu tutor, o acompanhante. O empreendimento por ser referência nacional é, frequentemente, citado como um dos maiores cases de sucesso no turismo pet friendly do país, justamente por ter invertido a lógica tradicional em hospedagem.

 

Seu modelo de negócio deu muito certo ao proporcionar diversão real para os animais de estimação e em poderem viajar junto com seus tutores, promovendo ainda mais a relação afetiva entre eles. O conceito pioneiro focado no bem-estar dos pets vem atraindo cada vez mais empresários do setor do turismo em busca desta personalização de atendimento, tanto que a empresária lançou franquia de sua bandeira e prevê a inauguração de uma unidade em Campos do Jordão para o segundo semestre deste ano.

 

Socorro Destino Pet Friendly

 

Localizada no Circuito das Águas Paulista, Socorro foi pioneira no Destino Pet Friendly. Em 2021, foi implementado o projeto LEI PETFRIENDLY DE SOCORRO: Lei 3406/2010 por se destacar como a primeira cidade do Brasil a capacitar o trade turístico no atendimento com profissionalismo e segurança para o público que viaja com seu pet. Em 2024, a cidade foi inserida no “Guia Estado de São Paulo Destino Pet Friendly”.

 

A Villa Aye surfou essa onda, posicionando-se como o refúgio ideal para quem quer fugir das cidades sem precisar de voos, focando no público que prefere viajar de carro para não estressar o pet. Após uma carreira bem-sucedida no mundo corporativo e internacional, Ana Luiza observou o crescimento de Socorro (cidade de sua família) no turismo, especialmente, pet friendly e, aliou aos dados de que mais de 45% do lares brasileiros têm animais de estimação, a partir dessa estatística

 

vislumbrou um grande potencial ao criar uma hotelaria 100% pet, preenchendo uma lacuna do mercado.

 

Em uma área de quase 2 mil metros quadrados e com apenas 10 acomodações teladas e bem equipadas, a pousada é totalmente cercada e com portões anti-fuga. Tudo é pensado para proporcionar o máximo de segurança e conforto: o paisagismo sem plantas tóxicas, piscina pet tratada com ozônio para não dar alergia e em formato de rampa para facilitar a entrada e a saída dos pets, coletes salva-vidas, área de banho pet, playground, bangalôs relaxantes, além de rampas nas camas, para os pets que dormem com os seus tutores. “Focamos no bem-estar, na segurança, na inclusão e no conforto dos nossos hóspedes pets e seus humanos”, afirma a empresária, quem além de empreendedora é também “cachorreira”.

 

Sendo um destino muito procurado para o turismo pet, a ASTUR (Associação do Turismo), criou o Selo Pet Friendly, que certifica se os estabelecimentos turísticos atendem requisitos básicos como, sinalização, ganchos, guia, kit cata-caca, bebedouros, local especial para refeições, cardápio pet e até atividades de aventura.

 

Socorro famosa pelo turismo de aventura e ecoturismo, oferece atividades adaptadas para pets como o rafting e off road. Assim tutores e animais podem se aventurar e curtirem juntos a viagem em todos os aspectos.

 

10º Salão do Turismo – Fortaleza (CE)

De 07 a 09 de maio | Centro de Eventos do Ceará

Painel: “Turismo pet friendly e novas configurações de viagem: personalização,

bem-estar e experiências inclusivas” – Dia 08 de maio, 17h às 18h – Sala Tendências e Inovações

Palestrantes: Ana Luiza Russo e Marília Andrade

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com