Hotel Urbano é reconhecida como melhor empresa onde trabalhar

Hotel Urbano (www.hotelurbano.com), agência online de viagens líder nacional, é um dos vencedores do Prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Varejo”, promovido pelo instituto Great Place to Work em parceria com a Revista NOVAREJO. O estudo, que acontece em 53 países, elenca as empresas do setor varejista com as melhores práticas na área de gestão de pessoas. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira, 22, em São Paulo. “Desde nossa volta tivemos um foco muito forte em pessoas, acredito que mais de 50% do tempo do todo management do HU é treinando e motivando pessoas. Não poderíamos estar mais felizes com os resultados colhidos ao longo dos últimos doze meses”, afirma João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hotel Urbano, empresa de tecnologia líder nacional no mercado de turismo. Desde o retorno do time fundador do Hotel Urbano ao dia a dia da startup em setembro de 2016, a empresa operou pela primeira vez no break even em outubro do ano passado, bem como lucrou também pela primeira vez já no mês de novembro, em plena Black Friday. Além disso, a companhia ainda dobrou o resultado do melhor trimestre de 2016 até então nos últimos 90 dias do ano. Agora, em 2017, o Hotel Urbano registrou o melhor primeiro semestre da sua história, superou o faturamento do ano anterior em menos de oito meses e apurou lucro no período, algo extremamente raro entre as empresas pontocom brasileiras.”Temos plena convicção de que os resultados que alcançamos ao longo dos últimos doze meses são resultado direto do excelente time que conseguimos formar ao longo deste período”, afirma João. “Além disso, acreditávamos que apesar do nosso porte atual, precisávamos voltar a ter um espírito de startup, com uma comunicação horizontal e o mínimo de burocracia. Para isso, precisamos derrubar os muros invisíveis que não eram poucos e separam os departamentos, criando silos dentro da empresa, e garantir que voltássemos a executar rápido e bem. Afinal, como disse Peter Drucker, a cultura devora a estratégia no café da manhã”, afirma Antonio Gomes, SVP e cofundador. Muitas empresas estampam sua missão, visão e ou valores na recepção ou mesmo nas paredes dos seus escritórios. No entanto, também não é raro encontrar funcionários que apesar disso desconheçam justamente a missão, a visão e ou os valores das empresas em que trabalham. Mas como mudar isso? O Hotel Urbano decidiu trilhar um caminho diferente e está colhendo bons frutos. No primeiro trimestre deste ano, os fundadores apresentaram internamente uma nova versão dos valores da companhia. “Somos uma empresa jovem, dinâmica, mas que apesar do pouco tempo de vida, completamos 6 anos recentemente, já viveu muitas coisas. Entre dezembro de 2015 e agosto de 2016 estivemos afastados do dia a dia da companhia, por exemplo”, conta João. “Por tudo isso, acreditávamos que era a hora de consolidar nossos valores e mais do isso, entendiamos que era importante que eles realmente fizessem parte do dia a dia dos nossos fanáticos”, afirma João. Pensando nisso, a empresa criou o “Vibe HU”, uma plataforma interna com o objetivo de inspirar os colaboradores a seguir seus valores. Nela, os funcionários reconhecem de forma horizontal uma boa iniciativa, uma nova ideia, uma atitude positiva ou qualquer outra ação sempre atrelada a um dos valores da companhia. Obviamente, uma startup como o Hotel Urbano não pode competir com grandes empresas globais em tamanho ou recursos, mas pode e deve fazê-lo com inteligência e agilidade. “No Hotel Urbano, por exemplo, não penalizamos o erro. Como disse Reid Hoffman, fundador do Linkedin, empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda. E quando você penaliza o erro, você cria uma cultura de medo de tentar, de inovar. O oposto do que queremos aqui”. “Enquanto a maioria das pessoas acredita que erros são ruins, nós entendemos que erros são bons, pois a maioria das coisas que aprendemos vem através dos erros e de refletir sobre eles”, afirma João. Por meio do Vibe HU a empresa não apenas consegue estimular de uma maneira bastante eficiente os pequenos reconhecimentos, os mini-feedbacks positivos que de outra forma poderiam ser esquecidos e se perder na correria do dia a dia, mas multiplicar os bons comportamentos ao disseminá-los internamente e tornar um elogio algo mais natural na rotina dos funcionários. “O mais importante para o nosso futuro é sem dúvida investirmos não apenas em encontrar as melhores pessoas, mas mantê-las felizes e desafiadas”, afirma Verônica Borges, head de cultura da empresa. Os departamentos mais engajados dentro do Vibe HU foram até aqui Marketing, Comercial e Atendimento, sendo que a interação entre os diferentes times melhorou bastante ao longo dos últimos meses. Em média, 70% dos mais de 400 funcionários do Hotel Urbano dão ou recebem vibes todos os meses. E os valores mais atribuídos são: 1) AMAR O QUE FAZ E FAZER BEM FEITO; 2) PENSE COMO DONO; 3) CATIVE AS PESSOAS. CONQUISTE AS PESSOAS. RESPEITE AS PESSOAS. SEJA HUMILDE. Desde o início do ano no Hotel Urbano é possível ainda às sextas substituir o cafezinho depois do almoço no escritório por uma cerveja bem gelada. A agência online de viagens criou em parceria com a Budweiser o Dia Internacional da Cerveja em sua sede e agora, faça chuva ou faça sol, toda sexta tem cerveja liberada no escritório. O Hotel Urbano entende que o consumo moderado de cerveja durante o expediente não atrapalha em nada no rendimento profissional, pelo contrário, serve de incentivo nos dias de grande calor. Ainda mais em uma empresa que vende justamente qualidade de vida, sendo essencial que a mesma faça parte do dia-a-dia da sua equipe. “Sempre acreditamos que a criatividade floresce em um ambiente de liberdade. Pessoas proativas e responsáveis rendem mais e melhor assim”, afirma João. “Por isso, tínhamos certeza de que todo mundo iria fazer bom uso da cerveja oferecido”. Não por acaso, a bermuda também é rotina e liberada em qualquer estação do ano entre os funcionários desde a criação da empresa em janeiro de 2011. O Vibe HU fica integrado a plataforma de inteligência de negócios (BI) da companhia em que os Fanáticos HU podem acompanhar os resultados diariamente. Todo funcionário independente da área tem acesso em tempo real aos principais indicadores da empresa o que ajuda numa visão 360 graus. Dessa forma, o Hotel Urbano conseguiu transformar sua cultura e fortalecer não apenas a parte comportamental, mas também de performance, colhendo bons resultados mesmo em um cenário macroeconômico desafiador. Única empresa de turismo premiada em três anos diferentes, o Hotel Urbano divide o ranking deste ano com companhias como Magazine Luiza, McDonald’s, Tok&Stok, Netshoes e CNA.”Uma empresa é feita de pessoas e hoje nossa eficiência profissional é exponencialmente maior do que em qualquer época da história da empresa. Criamos um time que entrega e trabalha feliz. Hoje fica claro que não é o resultado que traz felicidade, mas a felicidade que traz resultado”, afirma João. “Nos últimos 12 meses nós chegamos a rentabilidade pelo caminho do crescimento ao invés do encolhimento, pelo caminho da execução e não somente da estratégia e principalmente pelo caminho do foco total em pessoas”, afirma. O prêmio GPTW NOVAREJO é fruto da parceria da revista NOVAREJO com o Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que realiza pesquisas sobre ambiente de trabalho em 53 países, incluindo o Brasil. Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” por meio de uma pesquisa anual baseada na avaliação de funcionários e de dados quantitativos e práticas de gestão fornecidos pelas empresas. Referência em relacionamento com o consumidor, o Hotel Urbano é tricampeão pelo melhor atendimento no Prêmio Época / ReclameAQUI, bem como bicampeão no Ranking Exame / IBRC e no Prêmio Consumidor Moderno. ]]>