Air Canada estabelece novas metas

Air Canada estabelecerá novos objetivos financeiros no dia do investidor, celebrado ontem, dia 19 de setembro de 2017 em Toronto. De 2018 até 2020 a Air Canada tem como meta uma margem EBITDAR(1) anual (ganhos antes de juros, taxas, depreciação, amortização, dano e aluguel de aeronave, como uma porcentagem da receita operacional) de 17% a 20%, e um retorno anual sobre o capital investido (ROIC) (1) de 13% a 16%. A Air Canada também está projetando um fluxo de caixa livre acumulado(1) de CAD$2.0 bilhões a CAD$3.0 bilhões acima do mesmo periodo, e uma taxa de endividamento(1) de 1.2 (medido pela dívida líquida ajustada em relação ao EBITDAR) até o final de 2020. “Temos tido um progresso significativo na execução do nosso plano de negócio nos últimos anos, como foi apontado pela valorização, desde o início de 2009, em torno 3.000% do preço de nossas ações”, disse Calin Rovinescu, Presidente e CEO da Air Canada. “À medida que a nossa estratégia de negócios continua evoluindo, expandimos as margens, aumentamos o lucro líquido ajustado e melhoramos o nosso retorno do capital investido. Fortalecemos o balanço e incrementamos nossa posição competitiva. Reduzimos signficativamente o perfil de risco global da empresa, gerenciando agressivamente nossa alavancagem financeira e transformando de forma eficiente nossos planos de pensão, que sairam de um grande déficit para o superávit. Também flexibilizamos a nossa frota, a qual nos permite reagir efetivamente a diferentes ambientes econômicos e a aproveitar melhor as oportunidades. “Tendo alcançado tudo isso, agora estamos prontos para o próximo nível, focando em objetivos mais ambiciosos com base neste momento positivo, que reflete a confiança em nosso plano estratégico. O sucesso da estratégia de negócio é centrada em quatros prioridades principais, os quais permanecem as mesmas: alavancar nossa rede internacional, reduzir custos e aumentar receitas, envolvendo os clientes e promovendo uma cultura positiva dentro de nossa força de trabalho. “Vemos muitas oportunidades à frente, incluindo a introdução de aeronaves de longo alcance mais eficientes na frota principal, melhorando os benefícios do acordo de compra de capacidade da Jazz e o lançamento do nosso próprio programa de fidelidade em 2020. Em relação a isso, estamos dando início a um Request for Proposal  (RFP) para um parceiro de cartão de crédito; vamos convidar as principais instituições financeiras para participar. Esperamos que o valor líquido do programa de fidelidade varie entre CAD$ 2.0 bilhões e CAD$ 2,5 bilhões em um período de 15 anos. Antecipamos a obtenção de benefícios de nossos investimentos em novas tecnologias, incluindo um novo sistema de serviços de passageiros que está programado para ser implantado em 2019. Também continuamos a investir em ferramentas e treinamentos para que nossos funcionários possam estar cada vez mais aptos a atender os nossos clientes,”concluiu Rovinescu. O NPV estimado para o programa de fidelidade, de CAD$2.0 bilhões a CAD$2.5 bilhões ao longo de 15 anos, é um pré-imposto que considera que o atual ambiente regulatório permanecerá inalterado.  Ele é calculado com uma taxa de desconto que aproxima o custo médio ponderado de capital da Air Canada de 7,6%. A perspectiva fornecida neste comunicado de imprensa constitui declarações prospectivas dentro do significado das leis de valores mobiliários aplicáveis, está baseada em um número de premissas, incluindo as discutidas abaixo, e está sujeita a um número de riscos e incertezas. Por favor veja a seção abaixo intitulada “Caution Regarding Forward-Looking Information”. Principais pressupostos Os pressupostos foram feitos pela Air Canada na preparação e elaboração de declarações prospectivas. Como parte de seus pressupostos, durante o periodo de 2018 a 2020, a Air Canada assume um crescimento moderado do PIB canadense, um aumento de aproximadamente 2% do Índice de Preços ao Consumidor Canadense (CPI, na sigla em inglês) e um aumento médio anual de 2% na taxa de salário. A Air Canada também assume que o dólar canadense será negociado, em média, a CAD$1.32 por dólar americano e que o preço do combustível de jato será em média CAD$0.62 por litro em 2018, CAD$0.65 por litro em 2019 e CAD$0.67 por litro em 2020. A tabela abaixo resume os principais pressupostos anuais da Air Canada:

Principais pressupostos anuais 2018 2019 2020
PIB – Canadá Crescimento moderado
CPI – Canada Aproximadamente 2%
Aumento médio da tarifa salarial anual 2%
Dólar canadense por dólar americano 1.32
Preço do combustível de jato – CAD centavos por litro 62 65 67
   
(1)      Non-GAAP Measures
Abaixo está uma descrição de certas medidas não-GAAP usadas pela Air Canada para fornecer aos leitores informações adicionais sobre o desempenho financeiro e operacional. Tais medidas não são medidas reconhecidas para a apresentação de demonstrações financeiras de acordo com GAAP, não tem significados padronizados, pode não ser comparáveis a medidas similares apresentadas por outras entidades e não devem ser consideradas um substituto ou superiores aos resultados GAAP. Recomenda-se aos leitores que se refiram ao relatório Air Canada’s Management’s Discussion and Analysis  para os períodos relevantes para a reconciliação de medidas não-GAAP com medidas GAAP canadenses comparáveis.
  • Lucro (prejuízo) líquido ajustado e lucro (prejuízo) ajustado por ação – diluídos são usados pela Air Canada como um meio para avaliar o desempenho financeiro geral de seus negócios sem os efeitos do câmbio, lucro (despesa) de financiamento líquido referente aos benefícios do funcionário, ajustes mark-to-market sobre derivativos e outros instrumentos financeiros registrados ao valor justo, ganho em venda e arrendamento de ativos, perda de liquidação de dívidas e itens especiais, pois podem distorcer a análise de certas tendências de negócios e tornar análises comparativas para outras companhias aéreas menos significativas. A Air Canada também usa o lucro líquido ajustado como uma medida para determinar o retorno sobre o capital investido.
 
  • O EBITDAR é comumente usado no setor aéreo e é usado pela Air Canada como um meio para ver os resultados operacionais antes de juros, impostos, depreciação, amortização, impairment e aluguel de aeronaves, pois esses custos podem variar significativamente entre as companhias aéreas devido a diferenças na forma como as companhias aéreas financiam suas aeronaves e outros ativos. A Air Canada exclui itens especiais do EBITDAR, pois esses itens distorceriam a análise de certas tendências de negócios e tornariam a análise comparativa para outras companhias aéreas menos significativa.
 
  • O “Índice de alavancagem” neste comunicado de imprensa refere-se à dívida líquida ajustada ao índice de alavancagem EBITDAR de 12 meses e é comumente usado no setor aéreo e é usado pela Air Canada como um meio de medir a alavancagem financeira. O índice de alavancagem é calculado dividindo a dívida líquida ajustada pelo EBITDAR de 12 meses (excluindo itens especiais). Como mencionado acima, a Air Canada exclui itens especiais dos resultados do EBITDAR (que são usados para determinar o índice de alavancagem), pois tais itens distorceriam a análise de certas tendências de negócios e tornariam análises comparativas para outras companhias aéreas menos significativas.
 
  • O fluxo de caixa livre é comumente usado no setor aéreo e é usado pela Air Canada como um indicador da força financeira e desempenho de seus negócios, indicando a quantidade de caixa que a Air Canada pode gerar de operações e após investimentos de capital. O fluxo de caixa livre é calculado como os fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais, menos as adições ao imobilizado, equipamentos e ativos intangíveis, e é líquido do produto das operações de venda-arrendamento.
 
  • O retorno do capital investido (ROIC) é usado pela Air Canada como meio para avaliar a eficiência com a qual aloca seu capital para gerar retornos. O retorno é baseado na receita (perda) antes de impostos ajustados, excluindo despesas com juros e juros implícitos sobre arrendamentos operacionais. O capital investido inclui uma dívida de longo prazo média ano-a-ano, as obrigações de arrendamento mercantil médio de um ano para o outro, o patrimônio líquido médio ano-a-ano e o valor das locações operacionais capitalizadas (calculado pela multiplicação do aluguel anual de aeronaves em 7). A Air Canada calculou anteriormente o capital investido com base em um ativo menos a posição de passivo operacional. Após um aumento significativo no capital investido da Air Canada e no valor contábil de seu patrimônio líquido, a Air Canada decidiu mudar a metodologia para um método baseado no valor contábil de cálculo do ROIC, conforme descrito acima.
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