Neuquén-AR, corrida, aventura, gastronomia e perto do Brasil

Depois de sediar o Championship Trail América do Sul e da montanha e um ano antes de se tornar a primeira corrida em solo argentino para sediar uma Copa do Mundo, a Salomon K42 Aventura Marathon Villa La Angostura em Neuquén vive mais um movimento sem precedentes: é o primeiro Campeonato Master de Trilha e Montanha, em suas duas distâncias, uma de 42 quilômetros e outra de 15 quilômetros.

O que é um atleta master? Aquele que já ultrapassou os 35 anos de idade. No mundo, são realizadas competições esportivas de todos os tipos, que cobrem as diferentes categorias a partir dos 35 anos, diferenciando bem as faixas etárias e as classificações e registros de cada uma. Enquanto na pista e campo é comum, também no cruzamento, faltava a conclusão de um campeonato de montanha.

Neuquen, San Martín de los Andes, foto Neuquentur

A concretização deste projeto que surgiu em 2017 foi após um processo de vinculação de todas as partes envolvidas. Por um lado, a organização do evento, nas mãos de Patagonia Eventos, por outro as duas associações que reúnem os atletas master, ou seja, aqueles com mais de 35 anos: ASUDAMA (Associação Americana de Atletas de mestrado) e CAVRA ( Confederação de Atletas Veteranos da República Argentina) e com o apoio da CONSUDATLE (Confederação Sul-Americana de Atletismo) e da CADA (Confederação Argentina de Atletismo).

A coisa mais importante a se notar é que será um Campeonato Aberto, ou seja, qualquer atleta com mais de 35 anos poderá participar de um pódio sul-americano, sem ter que ser federado. As categorias vão de +35 e até a cada cinco anos. Este foi, sem dúvida, um ASUDAMA decisão sábia, que irá expandir sua relação com o mestre atletas, e permitir que estes conhecem as possibilidades que diferentes associações membros oferecem aos seus membros.

Neuquén, Ruta 43, foto Neuquentur.

Assim, uma vez que a corrida terminar, haverá um vencedor da 16ª edição do Salomon K42 Aventura Marathon, também vencedores nas franjas com menos de 35 no que formam a competição convencional, enquanto que na América do Sul por campeões da categoria. Quanto aos corretores de outros continentes que pertencem a bandas com mais de 35 anos, também estarão participando de sua categoria, mas claro, fora do que é o concurso continental. A cerimônia de premiação acontecerá no sábado às 20h no Centro de Convenções.

As inscrições estão abertas neste momento e são registradas como sempre no site oficial da K42 Series.