Visite Belo Horizonte nasce para captar eventos em BH

Belo Horizonte terá, em 2019, mais um importante aliado na captação de eventos de eventos para a cidade, a Associação Visite Belo Horizonte. Lançada oficialmente nessa quarta-feira, dia 21, durante o Encontro Anual com Associados e Parceiros do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), a associação terá como objetivo principal fortalecer a captação de eventos nacionais e internacionais para a capital mineira.

Segundo o presidente do BHC&VB e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Jair Aguiar, a Visite Belo Horizonte “irá atuar para a cidade seja fortalecida como destino de turismo de lazer e negócios”.

Ainda de acordo com Aguiar, a Associação também chega para estreitar o vínculo entre a hotelaria e o setor público. “O trabalho em conjunto, entre iniciativa privada e administração pública, é o melhor caminho para que o turismo de BH alcance patamares maiores”, destaca Jair.

Dentre as ações da Associação estão previstas a criação de um site e um aplicativo, produzidos em parceria com a Belotur, com os principais canais de informações sobre a cidade como dicas de hospedagem, pontos turísticos, personagens locais, gastronomia, carnaval, entre outros. “Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor e aproveitar todo o alcance da internet para atingir positivamente as pessoas em relação a BH”, pontua o presidente do BHC&VB.

Para Daniel Baeta, gerente de vendas da Nossos Hoteis, a Visite Belo Horizonte proporcionará aos hotéis da capital traçar estratégias de ocupação mais objetivas. “A Associação irá contribuir para que os hotéis da capital possam ser mais assertivos em suas ações para receber os turistas que vêm à cidade para participar dos eventos. Com uma programação em mãos, cada estabelecimento consegue estudar melhor o perfil do turista e, assim, oferecer atrativos para a sua hospedagem”, analisa Baeta.

Boas expectativas para o futuro

Durante o evento foi apresentado um balanço das ações realizadas pela BHC&VB em 2018 e também homenageadas empresas de destaque para a hotelaria e o turismo de Belo Horizonte. Dentre eles, os hotéis Othon Palace e Caesar Business, a Belotur, a BH AirPort, a Globo Minas, o Mineirão e a CSF Assessoria e Consultoria Contábil.

Entre 2017 e 2018, o BHC&VB captou 20 eventos de grande porte para a cidade, credenciou Belo Horizonte em 28 candidaturas e auxiliou 43 reduções do custo de transação. Para os próximos quatro anos, a entidade já captou 17 eventos nacionais e é apoiadora de outros cinco.

Na ocasião, a Belotur também marcou presença no evento e fez um balanço do carnaval 2018 e um panorama das expectativas para 2019. “Neste ano, a ocupação hoteleira ficou em 53% no período do carnaval. Para o próximo ano a tendência é aumentar consideravelmente, pois, serão investidos R$27,1 milhões”, revela Aluizer Malab, presidente da entidade.

Em 2018, o setor hoteleiro teve uma movimentação financeira supervisor a R$8 milhões no período da folia. A taxa de ocupação registrou um crescimento de 15% em relação a 2017. Na Região Centro-Sul, onde alguns hotéis atingiram 100% de ocupação, a média foi de 65%.