Norwegian Airlines faz história no Brasil
By Tammy Freitas
Na noite de domingo (31), a companhia área Norwegian iniciou oficialmente as operações no Brasil. O voo inaugural da companhia aérea norueguesa de baixo custo veio do aeroporto de Gatwick em Londres e foi recebido na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro com os tradicionais jatos d’agua para oficializar o batismo da aeronave.
A cerimônia de inauguração contou com representantes dos governos brasileiro, britânico e norueguês, da administração do RIOGaleão e da imprensa.
Em seu discurso durante a cerimonia de inauguração, o ministro do turismo Marcelo Alvaro Antonio em tom de entusiasmo parabenizou a Norwegian por iniciar as operações no Brasil, falou sobre as mais novas regras de concessão de visto para os Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, sobre a abertura de capital estrangeiro no país e de mais algumas das propostas do governo atual para o turismo. Com clima extremamente otimista, o ministro ainda destacou que o governo brasileiro tem grande interesse que outras companhias aéreas estrangeiras invistam em voos internacionais no Brasil e deu carta branca para que no futuro a própria Norwegian realize voos domésticos no país. “Este voo será um grande marco para a história do Brasil. Chegou a hora do turismo no Brasil” afirmou o ministro.
Segundo o cônsul-geral do Reino Unido no Brasil Simon Wood, é incrível ter mais uma companhia aérea fazendo esta conexão entre o Brasil e Londres, uma vez que a British Airways já conta com voos diários entre os dois países. O voo da Norwegian traz uma competição saudável. “A Norwegian oferece preços mais baratos, então cria uma competição no mercado, o que é bom para todos, pois os preços tendem a diminuir. Além disso, o voo da Norwegian vai conectar o Brasil com o Sul da Inglaterra, uma região que muitas pessoas não sabem mas é rica em vinhos” explica o cônsul.
Para o turismo britânico, o voo da Norwegian vai dar oportunidade dos brasileiros conhecerem outros tipos de atrações que o Reino Unido oferece, como o turismo do interior do país com seus lagos, montanhas, castelos medievais, museus e o turismo etimológico.
Matias Maciel, diretor de comunicações da Norwegian Argentina falou sobre o plano de expansão da Norwegian no mercado sul-americano. “A princípio, vamos aumentar a quantidade de voos regionais na Argentina, posteriormente, queremos criar novas rotas entre Brasil e Argentina. Em relação aos voos domésticos no Brasil, ainda é um pouco cedo para falarmos, mas acreditamos que será possível sim” afirma Maciel.
Para a concessionária RIOGaleão, há grande interesse em que a Norwegian faça um hub da empresa no aeroporto do Rio de Janeiro.
Vantagens e Preços
O trecho entre o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim e o Aeroporto de Gatwick, em Londres custa aproximadamente R$ 1.000, na classe econômica, e cerca de R$ 2.800, na cabine Premium, proporcionando uma economia de até 45% em relação a voos diretos desta rota.