Recomendações da Dra. Carla Gutschov para uma viagem segura
Algumas dicas para terceira idade viajar e aproveitar o mês das férias com segurança junto com a família.
-
Ao escolher o lugar para passar dias tranquilos com o seu familiar idoso, o primeiro item a ser observado deve ser a acessibilidade dos ambientes, observar se a estada dispõe de escadas com corrimão, banheiros amplos, equipe treinada para atender as demandas, próximo de aeroporto, farmácia e restaurantes.
-
Viagem de carro, a dica é parar a cada três horas para caminhar um pouco e fazer um lanche. Uma opção para viagens muito longas é incluir no roteiro paradas à noite para jantar, dormir e tomar um bom café da manhã para então voltar a seguir viagem.
-
Assegure que o tempo entre os voos esteja devidamente adaptado para as possibilidades de circulação de uma pessoa idosa, em caso de escalas.
-
Idosos devidamente agasalhados por conta da temperatura do ar condicionado durante o voo.
-
Aconselhado aos idosos fazerem exercícios simples e mudarem frequentemente de posição, bem como consumir quantidades adequadas de líquidos durante o voo, o que reduzirá o risco de trombose. Meias de compressão devem ser usadas sob indicação médica.
-
Na hora de fazer a mala do idoso, faça uma lista, veja como vai estar o tempo no seu destino, escolha sapatos confortáveis e seguros e sempre coloque um casaquinho a mais, já que eles tendem a sentir mais frio.
-
Atualize a carteira de vacinação e consulte sobre quais vacinas se deve tomar antes de viajar
-
Alguns idosos sofrem com doenças crônicas e utilizam medicação contínua, fundamental verificar a quantidade necessária desses medicamentos para toda a viagem e armazená-los, de preferência, nas embalagens originais. Não esqueça de levar kit de curativos, analgésicos, antitérmicos, medicamentos para má digestão.
-
Crucial manter a hidratação durante todo o trajeto. No entanto, é preciso verificar os horários de parada para não consumir demasiadamente e não ter sanitários a disposição quando preciso.