Santa Catarina lança campanha tendo a cerveja como símbolo
Identidade catarinense
De acordo com a presidente da Santur, Flavia Didomenico, a identificação catarinense com a cerveja é incontestável e faz parte da nossa cultura desde a colonização. “Esse desafio busca celebrar a cultura cervejeira e projetar ainda mais SC no cenário do turismo cervejeiro do Brasil”, afirma.
Atualmente, SC conta com mais de 105 cervejarias artesanais em todo o Estado, sendo o segundo em densidade de cervejarias por habitante (Dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal).
Blumenau, além de ter o título de capital nacional da Cerveja, é também a terra da Oktoberfest. O município do Vale Europeu ainda é sede da Escola Superior de Cerveja e Malte, a única da América Latina.
Nosso estado promove ainda dezenas de eventos durante o ano, incluindo o Festival Brasileiro da Cerveja, maior do Brasil e segundo maior do mundo. As germânicas Kerbfest e Stammtisch são realizados em diversas cidades do estado. Nelas a cerveja é consumida o dia todo, a partir das 9h da manhã. Além disso, temos o maior Saint Patrick’s Day do Brasil, que ocorre no Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis.
Em 2018, a Catharina Sour, cerveja ácida com adição de frutas, criada em Santa Catarina, foi reconhecida mundialmente como um estilo cervejeiro por uma das mais importantes instituições de cerveja do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP).
Pela qualidade das cervejas catarinenses, comprovada por centenas de prêmios nacionais e internacionais e por sua tradição, o Estado hoje é referência em cerveja artesanal no Brasil e no mundo.