Conheça a região vinícola Hessische Bergstrasse na Alemanha

É dia de sol com clima ameno, as amendoeiras e cerejeiras criam um cenário branco e rosa em meio às montanhas do estado de Hesse, onde se esconde a região vinícola de Hessische Bergstrasse, uma das mais preciosas dentre as 13 vinhas da Alemanha.

O fascínio compartilhado por visitantes de todo o mundo pela região se dá não só pelo clima e simpatia da população nativa. A pequena Hessiche Bergstrasse possui um tesouro que vem da terra, ou melhor, dos 233 tipos de solos diferentes em seus apenas 452 hectares. A particularidade de sua terra proporciona uma diversidade de vinhos única que só são consumidas e comercializadas localmente.

Com aproximadamente 80% de vinho branco e 20% de vinho tinto, as variedades brancas do Riesling ocupam 51% da área cultivada, seguida de Grauburgunder/Pinot Gris (9%), Weißburgunder/Pinot Blanc (8%), Müller-Thurgau (8%) e Silvaner (4%). A proporção das Blauer Spätburgunder é de 18%, seguida das Saint Laurent, Dornfelder e outras variedades vermelhas. Especialidades como Gewürztraminer, Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon também são encontradas na área.

História e tradição
Vinícola
Região vinícola de Hessische Bergstrasse na Alemanha, divulgação.
Trazidas pelos romanos, as uvas são cultivadas na região há mais de mil anos, sendo mencionadas pela primeira vez no século VIII pelos monges do mosteiro medieval de Lorsch.

Nas cidadezinhas nas imediações da vinha, o caminho é ladeado por castelos, palácios, residências e mosteiros. A arquitetura e atmosfera remetem à riqueza da Idade Média e lembram os tempos dos cavaleiros medievais, senhores feudais e reis.

Ainda hoje, as câmaras Municipais altivas, com fachadas de enxaimel, dominam as praças centrais, pavimentadas com pedras como eram há séculos.

Os campos verdes e a cultura são o dueto perfeito em Bergstrasse. Além dos eventos anuais, a região também não esquece da gastronomia e a oferta culinária traz uma enorme variedade de produtos frescos e outras delícias típicas que são degustados, claro, ao lado dos vinhos finos e marcantes made in Hessische Bergstrasse .

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com