Avianca e sacudida por nova denúncia
Informações divulgadas pelo blog Capital do jornal O Globo, citando manobra financeira de retirada de dinheiro feita pela Alvarez & Marsal, que é a administradora judicial da empresa e que agora cuida da falência da Avianca.
A Avianca Brasil pediu Recuperação Judicial, relembre aqui. dia 11 de dezembro de 2018, isto após surgirem as primeiras informações sobre o não-pagamento do leasing de suas aeronaves, e que estas poderiam ser apreendidas.
Inicialmente a empresa negou que estaria para entrar em recuperação judicial, afirmando que os problemas com os lessores eram parte de uma renegociação normal e corriqueira nestes casos empresariais. Dias depois entrou com o pedido e as aeronaves começaram a ser retomadas. A Convenção da Cidade do Cabo permite que os aviões não fiquem sob a tutela de proibição de reintegração de posse durante uma recuperação judicial.
Agora, segundo a diligência da Alvarez & Marsal, $12 milhões de dólares (R$46,5 milhões de reais pela cotação da época) foram enviados para a Synergy Aerospace.
A Synergy Aerospace é o braço aéreo do grupo Synergy de Germán e José Efromovich. Baseado na Colômbia, esta divisão controlava a Avianca Brasil, Avianca Holdings (Colômbia), Synerjet e a DIGEX.
“Por se tratar de empresa do mesmo grupo, assim como ter sido realizado às vésperas do pedido de recuperação judicial, sem fundamento identificado pela Administradora Judicial até o presente momento e sem resposta da Falida ou da mutuaria à notificação enviada, entende-se presente, em tese, a possibilidade de caracterização da conduta prevista nos artigos 168 e 173 da Lei 11.101/05”, afirma a Alvarez & Marshal.
Estes artigos citados tratam de fraudes relacionadas a credores, como os donos/administradores sabendo de algo prestes a acontecer, se movimentam para serem menos prejudicados ou inclusive lucrarem.
De 2018 até hoje, nenhum dos credores e funcionários da Avianca Brasil receberam o dinheiro devido. Inclusive os irmãos Efromovich tiveram prisão decretada em outro caso, mas irão cumprir em liberdade devido à idade avançada.