Conheça Boipeba, a ilha do amor

Existem muitos destinos que são paradisíacos, muitos deles encantadores, mas, Boipeba encarna tudo isso e também o romantismo. A cada trilha, cada praia, cada vila é um convite a vivenciar experiências a dois, o romantismo está no ar.

Boipeba
A Pousada Mangabeiras em Boipeba apresenta áreas abertas e isolamento adequado com muita luz e ar puro. Foto CT.

Boipeba é uma ilha entre o oceano e rios, entre praias a perder de vista a manguezais totalmente preservados com exóticas vilas de pescadores a cada qual mais instigante que a outra. Nestes momentos que o que mais desejamos e paz e isolamento, Boipeba tem isso e muito mais.

Chegar em Boipeba e fácil porém requer cuidados, por ser uma ilha, a única forma de chegar lá é de lancha, simples, entretanto e bom saber os horários e conveniente fazer uma compra antecipada, isto a pousada onde vai se hospedar orienta perfeitamente. Me hospedei na Pousada das Mangabeiras e eles fizeram a reserva pra mim, e foi chegar e embarcar na hora certinha. Existem dois lugares de embarques, Valença e Graciosa. Para quem não conhece a geografia da Bahia e conveniente embarcar em Valença, tem melhor estrutura e maior número de lanchas. Aproximadamente uma hora e meia de percurso, levar água e recomendável.

Boipeba
A Pousada Mangabeiras em Boipeba apresenta espaços amplos e abertos com entrada de luz na natureza, isolamento perfeito, salão do restaurante, foto CT.

Recomendamos a Pousada Mangabeiras, vários motivos nos levam a isto, em primeiro a qualidade da pousada. Precisamos entender uma coisa, tratasse de uma ilha, a cidade mais perto fica a mais de uma hora de lancha, a logística de trazer materiais e ingredientes requerem uma logística fina, por isso dou valor ao requinte da cozinha da Mangabeiras e ao conforto dos apartamentos.

Os apartamentos tem o conforto que todo hotel e ou pousada tem, mas tem um diferencial extraordinário, a vista. Feche os olhos, respire, pense num janelão imenso na varanda, sem vizinhos para olhar e uma imensidão de paisagem de três cores. Verde das matas, no meio o azul turquesa do mar e no alto o azul do céu. Sem fim, a perder de vista. E você na cama. Confesso que demorei para sair mesmo com o sol da Bahia chamando para ir na praia. Paisagem de dizer, bah, vish, nossa, credo, meu, visse, caracas e outros modismos mais. Prefiro o eita.

Boipeba
Café da Manhã da Pousada Mangabeiras em Boipeba, detalhes e mimos exclusivos, delícias. Foto CT.

O restaurante e um caso a parte, verdadeiro ponto forte da Pousada Mangabeiras, o café da manhã maravilhoso, com a pandemia não tem buffet e sim cardápio, você escolhe os quitutes. Dica, queira sempre as surpresinhas . Se permita, verdadeiras iguarias em tamanhos coquetel que dão o tom ao desjejum. Falando e dar o tom, a seleção musical é fantásticas nas duas modalidades, as músicas MPB, Jazz, Blues e a natural, trinos de diferentes aves. Fantástico.

O jantar e o climax romântico, se deixe embalar. Cozinha de classe, excelente carta de vinhos, caipiras de frutas da estação para descontrair. Dica de sobremesa, sorvete de chocolate caseiro. Só casais, clima a luz de velas, deixa rolar a conversa, vocês estão no topo do Mundo. Estique a noite com um espumante brut e deixa as estrelas saber e mais ninguém.

A pousada Mangabeiras está no cume de um morro entre as praias de Tassimirim e Cueira, para chegar tem que fazer uma trilha curtinha dentro da Mata Atlântica beirando o mar, simplesmente extraordinário e como fica no cume do morro, tem a escada ou o elevador em forma de plano inclinado panorâmico. Sem carros nem buzinas, sem vizinhos nem gritos, numa praia isolada e ainda no cume de um morro. Curta o silêncio só quebrado pelo mar e pelo vento balançando vagarosamente as folhas dos coqueiros.

Boipeba
Vista do bangalô da Pousada Mangabeiras em Boipeba. Foto CT.

Me encantou que mesmo num local isolado os protocolos são cumpridos a risca.

Se cuide, mas se permita viajar, e só escolher um destino como Boipeba e uma Pousada como a Mangabeiras.

Destino que me deixou fascinado, impossível descrever tudo numa matéria só. Teremos mais uma das praias e outra de passeio e atividades e claro mais dicas da Mangabeiras. Aguardem.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com