Prado no Extremo Sul Da Bahia é um paraíso

Grandes falésias de areia em meio a coqueiros na orla marítima, águas mornas, tranquilas e grande contato com a natureza são alguns dos destaques da cidade

Conhecer lugares novos, tirar alguns dias de descanso e mergulhar na cultura de uma localidade são algumas das atividades feitas durante uma viagem. Agora imagine uma cidade com um cenário paradisíaco que mistura história, cultura, boa gastronomia, sol e mar. Parece o paraíso não é mesmo? A cidade de Prado, localizada no sul da Bahia, é o roteiro perfeito para quem procura unir tudo isso em um só lugar além de ser um destino fantástico para o segmento do 60+.

Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado se torna um refúgio de belezas naturais. A riqueza vegetal preservada na cidade, grandes falésias de areia, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são adicionais à paisagem da orla marítima e seus 84 km de extensão. Algumas praias não devem faltar em seu roteiro, como o Baleneário de Guaratiba, Cumuruxatiba, Corumbau e as praias mais próximas ao centro, como Paixão e Tororão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado com toda certeza encantará os turistas.

As praias de Prado estão localizadas no litoral baiano em uma região conhecida por Costa das Baleias. Este nome se dá por conta da migração de baleias jubartes entre julho e novembro na região. Os animais descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes e Prado é um dos melhores pontos de observação do mundo que atrai milhares de turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Esse verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios de barco saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Conhecer as belezas que temos em alto mar devem fazer parte do seu roteiro, como o Recife de Guaratiba, onde também é possível praticar mergulho livre e se surpreender com as diversas espécies de peixes e corais da região.

Mas Prado oferece muito mais que cenários exuberantes. Os viajantes têm a experiência de visitar pontos turísticos marcantes na história do descobrimento do Brasil e da chegada das grandes embarcações. É em Prado que se encontra a 1ª praia do Brasil, a Barra do Cahy. O contato com os indios pataxós,  permite vivenciar uma cultura rica e viva e mergulhar em nossa história. Passeios ao Parque do Descobrimento e ao Parque do Monte Pascoal, primeira porção de terra avistada pela tropa de Pedro Álvares Cabral em 1500, são vivencias únicas e inigualáveis.

Se ainda faltam motivos para incluir Prado na lista de próximos destinos a se conhecer, a culinária baiana é outro destaque. A Bahia é famosa no mundo inteiro pela culinária e temperos marcantes. É quase indispensável não experimentar pratos como a moqueca baiana, o acarajé, o bobó de camarão e o famoso azeite de dendê, usado no preparo da maioria dos pratos. A diversidade gastronômica na cidade, em especial no famoso Beco das Garrafas, é imensa e as descobertas podem levar a um mundo de novas possibilidades, aromas e sabores.

Toda a infraestrutura e charme da cidade proporcionam momentos tranquilos e inesquecíveis para quem decide se aventurar pela região. Prado tem diversão para agradar a todos os tipos de turistas e com muita segurança visto que o munícipio adota todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos responsáveis!

 

Mais informações: www.prado.gov.br

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com