Bike Salvador completa três milhões de viagens

O Bike Salvador, sistema de bikes compartilhadas, atinge a marca de 3 milhões de viagens, contabilizando toda a história do projeto. Analisando apenas as viagens realizadas com a operação atual, feita pela Tembici – empresa líder de tecnologia para micromobilidade na América latina, o número chega a 2 milhões de viagens. As laranjinhas vêm contribuindo com o trânsito da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando a capital baiana para o caminho das cidades inteligentes. O Sistema Bike Salvador tem patrocínio do Itaú Unibanco.

“A procura por bike está maior no contexto atual, por ser um meio de transporte seguro, individual e econômico. Em um comparativo de maio deste ano com o mesmo mês, em 2020, registramos um aumento de 1.000% no número de usuários. Junto a isso, o marco no número de viagens ilustra a adesão cada vez maior dos soteropolitanos pelas laranjinhas, que têm proporcionado impactos positivos para a cidade e para o planeta”, comenta Nicole Barbieri, gerente regional da Tembici.

“Esse número nos mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é o planejamento e a busca por melhorias constantes na mobilidade das bikes em nossa cidade. Para se ter uma ideia, de 2013 a 2018 tínhamos cerca de um milhão de viagens realizadas, e nos últimos três anos dobramos esse número, gerando essa soma de três milhões de viagens ao longo desses quase oito anos de projeto. Salvador é uma das cidades do Brasil que mais tem incentivado o uso da bicicleta entre a população,  podemos ver isso nas ruas. Continuaremos buscando cada vez mais espaço para o meio de transporte mais sustentável e econômico que existe”, ressalta o coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike e presidente da Saltur, Isaac Edington.

Campanha de vacinação

O projeto “Vem vacina, vai de bike”, lançado pela Tembici, em comunhão com o Itaú e Prefeitura de Salvador, tem como objetivo incentivar a vacinação oferecendo uma opção segura e econômica de deslocamento para as pessoas, evitando aglomerações e contribuindo para o distanciamento social, bem como reforçar a bicicleta como meio de transporte ao incluí-la nos fluxos de acesso dos pontos de vacinação.

Para estimular ainda mais o uso do modal, todos os usuários do Bike Salvador podem utilizar as bicicletas gratuitamente para irem se vacinar, na primeira e na segunda dose no app Bike Itaú. Já foram utilizados quase 2 mil planos. Basta selecionar o plano vacinação e adicionar o código PRIMEIRA se estiver indo tomar a primeira dose e SEGUNDA se estiver indo tomar a segunda, para liberar a gratuidade. Os planos são válidos por 24h após ativados, e contemplam até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação.

Higienização e cuidados ao pedalar

Como reforço de segurança aos usuários, desde o início da pandemia foram inseridas etiquetas nas bicicletas com recomendações de uso e cuidados a serem tomados pelos usuários, como usar máscaras durante as viagens, higienizar as mãos antes e depois de pedalar e evitar contato com os olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos.

Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. A Tembici também implementou a liberação de todas as laranjinhas por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.

 

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela  lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Este ano, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.

Sobre o Movimento Salvador Vai de Bike

Lançado em 22 de setembro de 2013, por iniciativa da Prefeitura de Salvador, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) é um amplo conjunto de ações integradas de incentivo ao uso da bicicleta na capital, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com