Turismo de Portugal se posiciona como destino inclusivo

Partindo da icónica peça de cerâmica, criada por Bordallo Pinheiro, cuja patente foi registada em 1896, a “Andorinha da Diversidade” foi concebida para representar o melhor  de Portugal,  um país aberto , disponível  para a descoberta, construtor de pontes,  de diálogo e de encontro de culturas e de povos das diferentes latitudes. Tal como a andorinha, ave migratória que explora os recantos do mundo, Portugal está preparado para receber bem todos aqueles que querem visitar os seus recantos.A andorinha de asas pretas habita, desde os finais do século XIX, nas casas portuguesas e simboliza , o ninho, a harmonia, a felicidade, a prosperidade, mas também o amor, a lealdade e a fidelidade. Conhecida como “ave da partida e do regresso”, a andorinha possui uma característica extraordinária: transuma no inverno e retorna no verão,  como  uma grande parte  dos  turistas que visitam Portugal e que regressam sempre.

A Bordallo Pinheiro e o Turismo de Portugal pegaram na andorinha original e criaram um simbolo que representa a multiculturalidade do nosso país, , através da  multicolorida “Andorinha da Diversidade”. Esta foi a forma de expressar  a diversidade da cultura portuguesa, mas também de afirmar o respeito por todas as diferenças.

O símbolo de um país universalista, diverso e que sabe receber todos os que o visitam e respeitar todas as diferenças.

Para Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro “esta parceria com o Turismo de Portugal é um motivo de grande regozijo para a nossa marca, que pretendemos seja cada vez mais global. Ao criarmos esta “Andorinha da Diversidade” com o Turismo de Portugal vamos, em conjunto, dizer ao Mundo que o nosso país, além de ser um dos melhores destinos turísticos a nível internacional, é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar à cor da pele, à religião, ao país e cultura de origem, ao género ou à orientação sexual. Afirmamos, com esta Andorinha, o caráter afável e humanista do nosso povo. No fundo, esse era também o espírito de Raphael Bordallo Pinheiro, uma personalidade muito à frente do seu tempo que ajudou a quebrar muitos preconceitos e barreiras.“

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, considera a “Andorinha da Diversidade” um símbolo que agrega as características e dimensões que ajudam a construir a imagem de Portugal nos mercados internacionais, referindo que “Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição mantém-se: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos  e respeitar todas as diferenças”.

A “Andorinha da Diversidade” é comercializada numa caixa própria, identificada com um selo que simboliza comunicação, abertura e afetividade. A peça bordalliana, que encarna também o espírito e o sentimento do seu criador, está à venda pelo valor de 29 euros, sendo possível a sua aquisição nas lojas físicas da Bordallo Pinheiro e da Vista Alegre e na loja online www.bordallopinheiro.com.