Onfly mira também turismo rodoviário
A imagem mais comum quando se fala em viagens corporativas é a de executivos chegando ou saindo de aeroportos, não é mesmo? Mas, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil, é pelo deslocamento terrestre que se alcançam os mais longínquos rincões. Identificando essa demanda de mercado, a Onfly, travel tech que fornece a empresas a gestão das viagens de seus colaboradores, passa a atuar também no transporte rodoviário.
A startup inclui, agora, a opção de passagens de ônibus para os deslocamentos corporativos. De acordo com o CEO da Onfly, Marcelo Linhares, a decisão contempla pedidos que vinham sendo feitos por clientes, em especial das áreas de engenharia civil e da construção. São profissionais que muitas vezes precisam chegar a obras distantes de aeroportos.
Embora o serviço de gestão de viagens corporativas fornecido pela Onfly sempre abrangeu, além de passagens aéreas, também a hospedagem e a locação de veículos, a opção por incluir o transporte coletivo atende de maneira ainda mais efetiva as necessidades das empresas. Linhares destaca que, pela tradição do país em transporte rodoviário, o Brasil possui uma malha bastante capilarizada.
“Oferecendo também passagens de ônibus, ampliamos o leque de possibilidades de deslocamentos. Garantimos aos nossos clientes, assim, a certeza de que suas equipes chegarão a seus destinos pelos meios que melhor satisfaçam suas demandas. E tudo feito dentro de uma mesma plataforma, a da Onfly”, assinala Linhares.
A estimativa é a de que, até o fim do ano, o valor transacionado pela Onfly com passagens de ônibus seja de R$ 500 mil mensais. Isso equivale de 3% a 4% do montante total transacionado por mês, pela travel tech. Para a inclusão do novo serviço, a startup mineira firmou uma parceria com a Quero Passagem, um site de venda de passagens de ônibus.

Marcelo Linhares, CEO da Onfly
Ainda segundo a pesquisa, 14% dos entrevistados declararam já terem retornado às viagens corporativas. Aumento de fluxo que vem sendo experimentado pela travel tech mineira – tanto que a Onfly reitera a meta de atingir R$ 40 milhões de volume transacionado neste ano. Até 2025, o objetivo é ainda mais ousado, porém, factível, conforme saliente Linhares: alcançar R$ 1 bilhão em valores transacionados.
A expansão da atuação para o segmento rodoviário é apenas um dos movimentos que a startup vem realizando nos últimos meses. Por exemplo, há pouco, em setembro, a empresa anunciou que vai investir na aquisição de agências de viagens.
Na avaliação de Linhares, mesmo com as tecnologias modificando hábitos, mantém-se um nicho de mercado para atender clientes “à moda antiga”. O caminho, ao investir nessas agências, é dotá-las de soluções tecnológicas para que continuem atendendo sua carteira de clientes de forma mais moderna, ágil, segura e eficiente.
A criação de um cartão corporativo – físico e virtual – é outra ação recente da travel tech. O cartão é utilizado pelos colaboradores das empresas clientes da Onfly, para o gerenciamento de seu orçamento e despesas. Desburocratização – portanto, maior agilidade – e segurança estão entre os ganhos proporcionados pelo novo produto.