ABAV repudia fala de âncora da Record TV e esclarecerá a população

Em respeito a todas as agências de viagens brasileiras e, em especial, às nossas associadas, o programa Fala Brasil, da Record TV, abriu espaço editorial após manifestação da ABAV Nacional.

Em entrevista especial na edição de amanhã, dia 17 de dezembro, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, explica à jornalista Mariana Godoy e à audiência do programa o que, de fato, pode proteger o consumidor de golpes e alerta os consumidores para ofertas que não condizem com a realidade do mercado.

O fato que gerou a contestação se deu hoje pela manhã, em um equívoco em mensagem final da matéria exibida, que subestima o papel do agenciamento e sugere ao consumidor a compra direta em detrimento do atendimento profissional do consultor de viagens.

Também em nota hoje pela manhã, já publicada pelo portal, o Vice Presidente da ABAVSP/ AVIESP, Marcos Lucas, manifestou-se com o seguinte:

“Bom dia,
Vi a pouco reportagem sobre uma família que teria sido enganada por uma suposta “agencia de turismo” na compra de 05 passagens aéreas de Portugal para o Brasil, bilhetes inexistentes.
Além de conceituar a golpista como “agencia de viagens/turismo” a reportagem sugere que os consumidores, a par de evitar golpes, comprem DIRETAMENTE com as Cias. Aéreas e que desconfiem de ofertas acima do razoável…”

“Tem razão a edição sobre as ofertas fora de padrão, que sim podem ser golpes em sua imensa maioria. O delegado entrevistado, de forma clara, sugere que se procure sempre uma Agência FISICA, pra verificar a veracidade da oferta.
Todavia, ERRA a reportagem ao conceituar a pessoa como Agência, pois trata-se de uma pessoa, recebendo dinheiro em uma mesa, que parece ser de um bar !!
As Agências de Turismo tem legislação e obrigações definidas nas Leis Federais 11.771/2008 e 12.974/2014 e estrão sujeitas a severas penalidades, NÃO SENDO CORRETO assemelhar uma pessoa qualquer golpista ao nosso setor, que se pauta pela responsabilidade e solidariedade com os demais prestadores de serviços turisticos e conforme o textos das leis, É LEGITIMO CANAL DE VENDAS DE PASSAGENS AÉREAS, de forma exclusiva junto com as próprias Cias.
Desestimular o uso deste imprescindivel canal de vendas pode induzir o consumidor a erro e enfraquecer/anular suas possibilidades de ressarcimento em caso de danos.

Peço que considerem uma nova abordagem informando corretamente o telespectador, pois o comentário final da apresentadora Mariana Godoy não corresponde a nossa realidade de mercado.
Obrigado,
MARCOS LUCAS
Vice-presidente da ABAVSP/ AVIESP
https://abavsp-aviesp.com.br/”

 

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com