Anac autoriza Azul e Gol a diminuir número de comissários

Autorizados pela Anac a Azul e a Gol a voar com menos comissários de bordo nos aviões, serão três, em vez de quatro comissários. Latam fez o mesmo pedido e aguarda resposta da ANAC, o que deve acontecer nas próximas horas.

Devido aos elevados números de contágios de Covid-19 e Influenza que levaram a altos índices de atestados médicos das tripulações acarretando diversos cancelamentos de voos no país todo, a medida vem a atender uma situação momentânea.

Relembre aqui e aqui.

Juntas, as três empresas detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil, segundo dados da agência relativos a novembro –os mais recentes disponíveis.

As empresas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros. Veja a seguir como fica:

GOL, os Boeings 737-800 e 737 Max 8 afetados pela medida poderão levar até 150 passageiros caso operem com três comissários. Os aviões têm capacidade para 186 passageiros.

Azul, voos com Airbus A320 ficam restritos a 150 assentos; a aeronave tem capacidade para levar 174 passageiros. Em aeronaves Embraer E195, a companhia poderá levar 100 passageiros e usar dois comissários; o avião tem capacidade para até 118 passageiros.

Diminui o número de passageiros transportados , mas, com a medida se busca diminuir os cancelamentos.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com