Di Paolo, parada obrigatória na Serra Gaúcha

As cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Gramado, situadas na Serra Gaúcha, estão entre os destinos mais procurados pelos turistas, no Sul do país. Os atrativos vão desde gente acolhedora, boa gastronomia, diversificada rede de hospedagem e serviços e de natureza exuberante, além de abrigarem importantes vinícolas, muitas abertas à prática do Enoturismo.

Bento Gonçalves, conhecido como a “Capital Brasileira do Vinho”, é pioneira na produção vinícola do Brasil e no desenvolvimento do Enoturismo. O município está entre as maiores economias do Rio Grande do Sul e figura sempre na lista de melhores destinos turísticos. A cidade também se consolida como polo moveleiro, responsável por 25% de todo faturamento do estado.

O turista que viaja para Bento Gonçalves tem a obrigação de conhecer o Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do Brasil, que ocupa uma área de 72,45 quilômetros quadrados entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. São dezenas de vinícolas que recebem turistas e amantes do vinho. O Vale dos Vinhedos integra oficialmente o patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul desde 29 de junho de 2012 (Lei 44/2012). A região foi a primeira produtora de vinhos a alcançar uma Indicação de Procedência – I P e também a obter uma Denominação de Origem – DO. 

Gramado, cidade colonizada por alemães, italianos e portugueses, é conhecida pela hospitalidade, qualidade de vida e infraestrutura urbana, mas cercada pela natureza, sem esquecer, da tradição dos chocolates e produtos artesanais, que conquistaram turistas brasileiros e estrangeiros.

A vocação do município tem sido o turismo, apoiado nas inúmeras belezas naturais e na criação de eventos, entre eles um dos mais conhecidos do Brasil, o Natal Luz. Os produtos gramadenses, diferenciados em estilo e design, conquistaram o mercado nacional: o selo de origem ‘Gramado’ representa qualidade, charme e bom gosto.

Considerada um dos 10 destinos mais visitados e seguros do Brasil, a cidade gaúcha é chamada de “Suíça Brasileira”, por causa do clima europeu, arquitetura típica e manifestações culturais. 

A tradição vinícola da Serra Gaúcha também está representada por Garibaldi, cidade conhecida como a “Capital Brasileira do Espumante”, com uma rota especial com várias vinícolas para visitar, degustar e comprar a bebida, além também de integrar o Vale dos Vinhedos. O município, Colonizado por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas, responsáveis pela educação dos habitantes, durante décadas. Além disso, veio a receber o aporte dos sírio-libaneses, no que diz respeito ao comércio.

Outros roteiros que agradam os turistas são os diversos patrimônios históricos, um passeio pela Rua Buarque de Macedo, no estilo arquitetônico do século XIX, e a Estrada do Sabor, com as residências dos agricultores locais, que oferecem que reúne boas comidas e bebidas, além das da variedade de lojas de produtos, que vendem salames, queijos, pães, geleias, vinhos e espumantes. No Mirante Bella Visione, ou popularmente conhecido como Mirante de Garibaldi, fica localizado no ponto mais alto da cidade, a Praça da Ermida Nossa Senhora de Fátima, e os visitantes têm uma vista panorâmica de toda a cidade.

Uma experiência que deve ser vivenciada para quem visita Garibaldi, Bento Gonçalves e Gramado são os restaurantes, localizados na cidade e nas áreas rurais próximas. Muitos com conceitos diferentes: temática italiana, slow food, orgânicos e aqueles em que tudo é feito na brasa.

A galeteria Di Paolo é referência nacional na culinária típica italiana da Serra Gaúcha e roteiro obrigatório aos que buscam aproveitar os prazeres e encantos de Garibaldi (Rodovia BR-470 / Km 221,6 Castello Benvenutti), Bento Gonçalves (Rodovia BR-470 / Km 217) e de Gramado (Rua Garibaldi, 23 – centro).

Os restaurantes têm no cardápio o tradicional galeto al primo. A iguaria, assada na brasa de carvão, que a deixa crocante por fora e suculenta por dentro, acumula prêmios e reconhecimentos nacionais. No Galeto Di Paolo, o cliente vive uma experiência sem igual, que harmoniza com seus melhores momentos.

Além dos pratos da sequência de galeto al primo canto, Di Paolo traz para o cliente grelhados (linguiça suína, entrecot, filé mignon, picanha, carne suína, cordeiro e filé de peixe), massas (spaghetti, tortéi, nhoque, nero bianco e tagliarini), molhos (tradicional, tomate seco, funghi, nocciole, quatro queijos, alho e óleo, al pesto e bolognese), polenta na chapa, polenta frita, queijo grelhado, salada de batata com maionese, radicci com bacon, salada siciliana, tomate especial e sobremesas da casa (pudim de leite condensado, sagu com creme e ambrosia).

Mais informações: dipaolo.com.br

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com