Gramado abre a Vindima com intensa programação

Foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira, dia 10, a 1ª Vindima em Gramado na Serra Gaúcha. Serão 25 dias de evento e uma intensa programação. A Vila do Vinho junto à Praça das Etnias é uma atração à parte. Toda decorada, o local é atrativo para um passeio e apreciar os melhores vinhos e sucos produzidos pelas vinícolas do interior de Gramado. O horário de funcionamento é das 11h30 às 22 horas.

Na abertura do evento, a Secretária de Turismo e Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, destacou os roteiros proporcionados pelas vinícolas pelo interior. “Estamos lançando um novo produto em Gramado, um lindo roteiro, valorizando o interior”, disse, “e encantamos o turista com nossa hospitalidade, mas surpreendemos muito nosso visitante”, concluiu Rosa.

A Consultora da Secretaria de Turismo de Gramado, Luciana Thomé, destacou que o mais importante é o engajamento em realizar o evento, “o acolhimento dessas famílias”, disse. Thomé comentou ainda que, “Gramado é tão completa, que entrega em seu enoturismo um turismo de hospitalidade”. Luciana concluiu dizendo que cada vinícola participante trará sua autenticidade no evento.

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, estava entusiasmado e disse ter a certeza que está surgindo mais um grande evento de Gramado, “como foi com o Festival de Cinema a 50 anos atrás”, comentou. Nestor destacou ainda o complexo turístico que circunda a Praça das Etnias com diversas atrações como a Casa do Colono, os Fornos, o futuro Museu Casa do Major, a Casa Italiana e Portuguesa entre outros. “Em Gramado tudo que se planta com seriedade, dá”, segundo Nestor, “e a Vindima será mais uma grande novidade para os gramadenses e turistas, que sempre que voltam a Gramado encontram algo diferente”, concluiu o Prefeito.

Gramado
Rosa Volk, secretária de turismo de Gramado. Foto Rafael Cavalli.

Além da Vila do Vinho, a 1ª Vindima em Gramado terá a Rota do Vinho que acontece pelas oito vinícolas do interior da cidade, onde cada cantina terá sua programação, e mais o Tour Gastronômico pelos oito restaurantes participantes que irão oferecer pratos harmonizados e uma intensa programação na Praça das Etnias.

Programação na Vila do Vinho (Praça das Etnias) para este final de semana:

Dia 11 de fevereiro – sexta-feira

17 horas – Bate-papo com vinícola ou sommelier convidado.

18h30 – Apresentação musical no palco da Vila.

Dia 12 de fevereiro – sábado

16 horas – Família Lazaretti: a 4ª geração da produção de vinho.

17 horas – Cristiano Ribeiro da Arte Líquida. Vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais,  o que são, quais suas diferenças e estilos.

18h30 – Apresentação musical no palco da Vila.

Dia 13 de fevereiro – domingo

17 horas – Descomplicando os vinhos, com Jéssica da Rádio Clube e/ou convidados.

18h30 – Apresentação musical no palco da Vila.

Dia 14 de fevereiro – segunda-feira

17 horas – Conversa sobre vinhos com a Vinícola Seganfredo.

18h30 – Apresentação musical no palco da Vila.

As vinícolas participantes da 1ª Vindima em Gramado são a Benvic Sucos e Vinhos, Vinícola Lazaretti, Casarão Zio Pietro, Vinícola Stopassola, Masotti Sucos e Vinhos, Ravanello Vinhedos e Vinhos Finos, Casa Seganfredo e Arte Líquida, todos produtores locais.

A 1ª Vindima em Gramado que acontece até o dia 06 de março de 2022, é uma realização da Gramadotur e Secretaria de Turismo com promoção da Prefeitura de Gramado.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com