MTur lança vídeos sobre a gastronomia nos roteiros do Experiências do Brasil Rural

Que tal conhecer as riquezas da culinária do campo no país e, de quebra, conferir releituras de pratos típicos feitas por mestres da gastronomia nacional? Esta é a proposta de uma série de vídeos do Cozinha Show, disponível no canal do Ministério do Turismo no YouTube, sobre receitas elaboradas nos roteiros da 1ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural, cujas gravações contaram com os renomados chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral.
O lançamento das peças é mais uma ação do projeto, parceria entre o MTur, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) voltada ao desenvolvimento do turismo em áreas rurais. O Cozinha Show, também promovido conjuntamente pelo Ministério do Turismo e a instituição de ensino, divulga a gastronomia baseada na agricultura familiar, de forma a diversificar a oferta turística, gerar inclusão social, emprego e renda.

 

O ministro do Turismo, Carlos Brito, defende empenho pela valorização dos destinos rurais a partir da promoção de suas virtudes gastronômicas. “Além da gastronomia dos grandes centros urbanos brasileiros, sempre bem avaliada por turistas, há uma rica culinária rural que também encanta os visitantes. Promover esse imenso atributo nacional fortalece o Brasil como destino turístico e tem grandes reflexos positivos na geração de emprego e renda”, argumenta.

 

Os vídeos divulgados retratam a vasta culinária dos oito roteiros contemplados na 1ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural. Confira abaixo cada um deles:

 

– Rota Amazônia Atlântica – PA (Confira o vídeo AQUI);

 

– Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores — BA (Confira o vídeo AQUI);

 

– Agroturismo — ES (Confira o vídeo AQUI);

 

– Rota do Queijo Terroir Vertentes — MG (Confira o vídeo AQUI);

 

– Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira — MG (Confira o vídeo AQUI);

 

– Caminhos do Campo — SC (Confira o vídeo AQUI);

 

– Ferradura dos Vinhedos — RS (Confira o vídeo AQUI);

 

– Roteiro Farroupilha Colonial – RS (Confira o vídeo AQUI);

 

Os chefs envolvidos no Cozinha Show comemoram a chance de participar da iniciativa e incentivam a procura pelos vídeos. “Foi uma experiência fantástica viver a experiência no local e ver o Brasil de uma forma diferente, através da sua alimentação e dos seus insumos”, comenta Leo Coalhada. “A experiência que a gente teve toca com a emoção. Quando o turista é tocado pela emoção, ele se prende e não se esquece”, acrescenta Zeca Amaral.

 

As experiências desenvolvidas nos oito roteiros inicialmente selecionados também foram abordadas em vídeos promocionais de cada um (Confira AQUI), e houve, ainda, a confecção de catálogos a respeito das rotas (Acesse AQUI).

 

NOVA EDIÇÃO – Estão abertas às inscrições para a 2ª edição do Experiências do Brasil Rural (Inscreva-se AQUI). Desta vez, serão contemplados mais 8 roteiros, pertencentes às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel. Os critérios de participação incluem vinculação a pelo menos uma das cadeias agroalimentares, possuir estabelecimentos da agricultura familiar e abranger no máximo dois municípios. O objetivo é selecionar pelo menos um circuito por região do país.

 

Na primeira edição do projeto, os roteiros, que produzem queijos, vinhos, cervejas e Frutos da Amazônia, contaram com orientações para estruturar destinos e empreendimentos da agricultura familiar e comercializar produtos e serviços. O trabalho, que deve ser replicado na nova edição, envolveu ações de diagnóstico, capacitação e formatação de vivências memoráveis nos destinos, que foram posteriormente validadas por equipes técnicas, além de apoio à promoção e à oferta das rotas.

 

PROMOÇÃO – O lançamento dos vídeos do Cozinha Show ocorreu durante o 1º Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, realizado nesta semana em Paraty (RJ). Durante o evento, o MTur lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A iniciativa busca desenvolver o segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência na área. (Confira AQUI)

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com