Curitiba tem atrativos para à família no inverno
Curitiba é reconhecida nacionalmente por ser uma das cidades com melhor qualidade de vida do país e por ser a capital mais fria do Brasil. Apesar de os termômetros chegarem muito perto de zero grau, a neve é algo raro. Mas as paisagens congeladas são comuns e costumam encantar moradores e visitantes. A dica é ficar de olho no alerta de geadas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), acordar bem cedo e ir até um dos parques da cidade para ver a grama congelada, serração de inverno e paisagens lindas que só o frio é capaz de produzir.
Com ruas limpas, trânsito organizado, transporte público de qualidade, a capital do Paraná é um daqueles destinos imperdíveis o ano todo. Porém, no inverno, Curitiba proporciona paisagens de tirar o fôlego, com dias ensolarados e noites estreladas, perfeitos para curtir o que a cidade tem a oferecer.
E para quem ainda está na dúvida, selecionamos programas para fazer na capital paranaense nas férias de julho.
Prédios históricos. Diferente de muitas capitais, em Curitiba ainda é possível andar tranquilamente pelas ruas do centro da cidade. A região é segura, bem policiada, ponto de encontro de trabalhadores e famílias. O Centro Histórico e o famoso calçadão da Rua XV de novembro podem ser percorridos a pé. Um passeio agradável, perfeito para a família que pode conhecer o comércio central e vivenciar um pouco do ritmo da cidade, além de entrar nas lojas e visitar pontos históricos como a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912, e a Confeitaria das Famílias, que opera no mesmo local desde 1945. anexo 1
Festival Inverno Curitiba. Uma iniciativa público-privada que durante os meses de junho e julho vai promover diversas programações culturais e gastronômicas pela cidade. Destaque para as tradicionais feiras da Praças Osório e Santos Andrade, com várias opções de artesanato e comidas locais, como o quentão (que lá é feito com vinho) e o pinhão.
Programação completa no site.
Linha Turismo – Uma linha de ônibus exclusiva, que leva o visitante para 26 pontos turísticos, com apenas uma passagem. Com ela é possível conhecer os principais parques de Curitiba(como o Barigui e o Tanguá), bosques (Alemão, do Papa) praças (Tiradentes e Rui Barbosa), o Jardim Botânico (grande cartão postal da cidade) e outros espaços interessantes, como a icônica Rua das Flores. São 48km percorridos em cerca de 3 horas.
Para isso, o passageiro adquire um cartão-turismo individual, que dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua 1ª utilização de embarque.
Onde ficar? Muitos atrativos estão no Centro de Curitiba, por isso, nada melhor do que escolher um ponto estratégico para se hospedar. O Grand Mercure Curitiba Rayon é um hotel luxuoso, que fica perto de toda essa programação. De lá é possível caminhar até a Praça Osório, tomar um quentão, seguir andando pelo Calçadão da Rua XV, comer uma torta na Confeitaria das Famílias e curtir uma apresentação dos alunos da Oficina de Música, na Praça Santos Andrade.
Além disso, o ponto da Linha Turismo, que leva o visitante para 26 pontos turísticos de Curitiba, com apenas uma passagem fica bem em frente ao Grand Mercure Curitiba Rayon.
O hotel tem um ambiente aconchegante, com quartos confortáveis, café da manhã e opções de almoço e jantar. Outro ambiente bastante intimista e acolhedor é o Room 1424 Bar, com drinques exclusivos e boa música. No hotel também há opção de relaxamento no Spa Tereza Zanchi.