CVC Corp assina intenção de compra da startup Ōner Travel

Como parte de seu plano estratégico de oferecer a melhor experiência de viagem para todos os públicos e fortalecer sua estratégia de liderança e distribuição de produtos e serviços, o grupo CVC Corp assina contrato de intenção de aquisição de 100% da ŌNER Travel.

 

A ŌNER é uma startup exclusiva para empreendedores digitais, com 70 mil ŌNERs cadastrados, entre profissionais autônomos e pequenos agentes, que vendem passagens aéreas e hospedagens, negociados pela companhia, via social e-commerce (redes sociais). Já possui mais de 140 mil hotéis e voos para todo o mundo.

 

Capitaneada por Antonoaldo Neves (ex-CEO da Azul e ex-CEO TAP) e em operação desde março de 2021, ao lado de Jeanine Pires, executiva que fez carreira no turismo e comandou a Embratur, estima-se que a plataforma da ŌNER processou cerca de R$ 500 milhões em orçamentos nos últimos 12 meses.

 

O valor da transação não foi divulgado. A CVC Corp terá um prazo de 60 dias de exclusividade para conclusão da aquisição e análises de auditoria legal e financeira.

 

Se a operação for concluída, o objetivo da CVC Corp é entrar em canais de distribuição até então não operados pelo grupo, mantendo a individualidade de cada segmento, para oferecer a melhor experiência ao cliente, no canal de sua preferência.

 

A previsão é que a ŌNER mantenha sua atuação de forma distinta e independente, como uma unidade de negócios do grupo CVC Corp, com reporte para o diretor geral do B2B, Rodrigo Sienra (dedicado às agências) passando a contar, no entanto, com a estrutura de Sourcing e áreas de Negociações com fornecedores de hospedagens e transportes.

 

Para os fornecedores em turismo, já parceiros da CVC Corp, o novo canal abrirá oportunidades de vendas, além do que fortalece a capacidade de negociação do grupo com seus fornecedores, na competitividade de tarifas nos mais diferentes canais que atua.

 

Leonel Andrade, presidente do grupo CVC Corp, explica que a ŌNER agregará forte cultura digital e de tecnologia à CVC Corp, por já ter nascido na era disruptiva, antenada com as tendências globais nos mercados de consumo e varejo e sendo a segunda startup do grupo – a primeira foi a VHCStay (de gestão e locação de residências). “Estamos nos fortalecendo como o principal e mais completo player do setor de viagens, com negócios complementares e que atendem a diferentes públicos, para continuar oferecendo a melhor experiência de viagem ao cliente, em qualquer que seja o canal de compra de sua preferência”, diz Leonel.

 

Para o fundador e CEO da ŌNER, Antonoaldo Neves, unir-se à CVC Corp traz vantagens competitivas para os ŌNERs, que ganham a força da CVC Corp na intermediação de produtos junto aos melhores fornecedores de turismo; para clientes, na ampliação das opções e condições de produtos e serviços, e para seus 70 colaboradores baseados no Brasil, que poderão ampliar o intercâmbio de experiências neste que é um dos maiores grupo de viagens da América Latina.

 

Atualmente, a CVC Corp atua no Brasil, Argentina e Estados Unidos via plataformas digitais e redes físicas, com distribuição via:

 

  • Varejo (lojas físicas e franqueadas, nos segmentos de lazer e educação, com CVC e Experimento Intercâmbio Cultural e plataformas digitais no Brasil; e com Almundo, Biblos e Avantrip na Argentina).

 

  • Agências Parceiras (com mais de 14 mil agências independentes, nos segmentos de viagens de lazer, eventos e corporativo, via plataformas digitais como o ReservaFácil no Brasil; e na Argentina por meio da Ola).

 

  • Parceiros em Fidelidade (Itaú, com Viaje Sempre e iupp, Livelo e Esfera/Santander e parceiros na Argentina).

 

  • Negócios Complementares: controla a VHCStay (plataforma digital com gestão e locação de residências nos Estados Unidos e Brasil), tem participação na We Trek (APP norte-americano, para viajantes independentes) e, agora, via ŌNER (empreendedores digitais).

Fortes investimentos em Tecnologia — O plano de Investimentos aprovado no início de 2021 e que teve andamento ao longo de todo ano passado, tem foco em diversas ações como: contínuo aprimoramento dos sistemas relacionados ao atendimento do B2C (lojas e online) e aperfeiçoamento da gestão de informações por meio de datalake e do CRM. Além disso, novas iniciativas relacionadas ao desenvolvimento e implementação do programa de fidelidade; a integração de sistemas operacionais e back-office no B2B e contínuos aprimoramentos em segurança da informação complementam o propósito da CVC Corp em ser a primeira Turistech brasileira. Ainda neste contexto, a CVC Corp investiu cerca de R$ 105 milhões no primeiro semestre de 2022, montante 126% superior ao investimento realizado nos primeiros seis meses de 2021. Os valores de investimentos são voltados à Tecnologia e Segurança da Informação, além de projetos estratégicos focados na transformação digital.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com