Grupo Air France-KLM avança em metas de sustentabilidade
Como líder no uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), o Grupo Air France-KLM reafirma seu compromisso em tornar o setor da aviação mais sustentável, e está dando um passo decisivo ao assinar o primeiro conjunto de acordos de longo prazo para fornecer o SAF necessário para suas companhias aéreas nos próximos anos.
Os acordos cobrem o fornecimento de um volume total de 1,6 milhões de toneladas de combustível sustentável de aviação entre 2023 e 2036, o que evitará a emissão de 4,7 milhões de toneladas de CO2 em seu ciclo completo, em comparação com combustíveis fósseis.
Os primeiros parceiros da Air France-KLM são:
- Neste: fornecendo 1 milhão de toneladas no período de 2023 a 2030.
- DG Fuels: fornecendo 600 mil toneladas no período de 2027 a 2036.
Discussões de parceria estão em andamento para incluir novos fornecedores, com o objetivo de estabelecer uma rede diversificada capaz de atender as necessidades de abastecimento no mundo todo.
Totalmente comprometido em reduzir seu impacto ambiental, o Grupo Air France-KLM visa reduzir as emissões de CO2 por passageiro/km em 30% até 2030, em comparação com 2019 — uma meta que foi submetida à SBTi. A trajetória de descarbonização conta com a incorporação de 10% de SAF até 2030, junto da renovação de frota e técnicas de eco-pilotagem. Estes contratos representam um primeiro passo do grupo em direção à meta de 10% de incorporação de SAF até 2030 e irão cobrir aproximadamente 3% dos 10% necessários.
Ao se comprometer com a compra de combustível a longo prazo agora, a Air France-KLM apoia o desenvolvimento da indústria de produção de SAF, que ainda está no início no mundo inteiro (em 2021, a produção de SAF representou 0,01% do combustível de aviação consumido no mundo), resultando em preços de três a quatro vezes maiores em comparação com o querosene tradicional. Ao aumentar o uso e a demanda, a Air France-KLM visa a cumprir seu papel aumentando a escala da produção comercial de SAF para uma maior adesão em 2030.
Estes acordos de compra significativos feitos pela Air France-KLM são fundamentais para os compromissos de descarbonização do grupo. Os esforços são reforçados por compromissos ambientais adicionais nos próximos anos — novos contratos de SAF, pesquisa e desenvolvimento de combustíveis sintéticos ou hidrogênio, Captura e Armazenamento Direto de Carbono do Ar (DACCS) etc. Entretanto, o objetivo global de zero emissões até 2050 só poderá ser alcançado se todas as organizações, públicas e privadas, trabalharem juntas para fazerem desta transição um sucesso. Isto pode envolver mecanismos de incentivo, assim como os que já existem nos Estados Unidos e, mais intensamente, no Estado da Califórnia.
“A descarbonização é o maior desafio que a indústria da aviação já enfrentou. A Air France-KLM está ativando todas as alavancas possíveis para reduzir seu impacto ambiental: renovação de frota, eco-pilotagem e o uso crescente de Combustível Sustentável de Aviação certificado”, diz Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM. “Os contratos que assinamos representam nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da capacidade de produção de SAF ao redor do mundo, em benefício da indústria como um todo. Estamos ansiosos para trabalhar com a Neste e a DG Fuels, com quem estabelecemos sólidas parcerias que vão abrir o caminho para a criação de uma rede global de fornecedores capaz de atender a nossas necessidades futuras”, destaca.
Combustível sustentável de aviação, uma alavanca essencial para a redução do impacto ambiental da indústria aérea
Combustíveis Sustentáveis de Aviação são um dos métodos mais promissores para reduzir emissões de CO2 na indústria da aviação, ao lado da redução do uso de combustível. O SAF pode reduzir as emissões de CO2 em uma média de 80% em comparação com o combustível convencional em todo o ciclo de vida e não requer nenhuma modificação no motor. A geração atual de SAF pode ser feita a partir de óleo de cozinha usado e resíduos agrícolas e florestais. No futuro, combustíveis sustentáveis sintéticos de aviação também estarão disponíveis, feitos de hidrogênio e carbono capturado.
A Air France-KLM estabeleceu uma política rigorosa de fornecimento, se comprometendo em apenas comprar SAF feito a partir de recursos que não competem com o fornecimento de alimentos humanos ou ração animal, que tem certificados RSB ou ISCC+ por sua sustentabilidade, e que não são derivados e óleo de palma.
A Air France-KLM também está incorporando até 1% de SAF para seus voos da França e da Holanda, a fim de cumprir com a legislação francesa em vigor desde janeiro de 2022.
Air France-KLM, líder no uso do combustível sustentável de aviação
O Grupo Air France-KLM tem investido em testes e no uso de combustível sustentável de aviação há mais de 15 anos. Em 2011, a KLM conduziu o primeiro voo comercial parcialmente abastecido com SAF, enquanto a Air France lançou a “Lab Line for the Future” em 2014, um experimento de dois anos em que 78 voos entre Paris-Orly e Toulouse e entre Paris-Orly e Nice foram parcialmente abastecidos com combustível sustentável de aviação.
A Air France-KLM também apoia o desenvolvimento de uma cadeia de produção na França e na Holanda. Em 2020, a Air France trabalhou em conjunto com a Airbus, Safran, Suez e Total para impulsionar o crescimento da cadeia de produção de SAF na França. No ano seguinte, a Air France operou seu primeiro voo de longa distância abastecido com SAF totalmente produzido na França, enquanto a KLM operou o primeiro voo comercial do mundo com combustível sintético produzido na Holanda.
Em junho deste ano, uma série de voos com SAF foram operados por todas as companhias aéreas do Grupo como parte do “Connecting Europe Days”, organizado pela Comissão Europeia.