WTM Latin America anuncia terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável
Na semana em que o mundo celebra o Turismo Responsável, a WTM Latin America anuncia o início das inscrições para o prêmio que reconhece as iniciativas mais inspiradoras no turismo responsável pela região latino-americana. Empresas de todos os portes e ramos de atuação e destinos turísticos têm até o dia 31 de dezembro de 2022 para se candidatar para a terceira edição da premiação que segue com o objetivo de inspirar o mercado por meio do exemplo e, consequentemente, provocar mudanças positivas na indústria de viagens e turismo.
“A reponsabilidade sobre os impactos da atividade turística é um tema que vem sendo fortemente trabalhado pela WTM Latin America. Nós fazemos questão de, mais do que olhar, entender que toda indústria precisa fazer parte deste diálogo e da busca de caminhos alternativos e soluções para transformar os destinos em lugares melhores”, diz Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America, destacando que o turismo responsável vem ganhando força.
Em sua edição de 2022, o evento dedicou um auditório como palco para debates focados nesse importante tema. “As sessões lotadas comprovam o avanço latente das pautas relacionadas ao turismo responsável e a evolução da demanda por esse assunto. Foi uma gratíssima surpresa ver o aumento do interesse dos profissionais em conhecer histórias inspiradoras e replicáveis para multiplicar os impactos positivos a partir do turismo”, comemora Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para Turismo Responsável e Coordenador do Prêmio.
Tanto os seminários quanto a premiação têm o objetivo de alertar agentes de viagens, operadores de turismo e toda a cadeia a repensar processos para somar esforços no combate aos desafios que impactam o meio ambiente e a atividade turística de forma global, transformando os esforços individuais em veículos para o desenvolvimento sustentável. “O turismo pode e deve ser uma estratégia para transformar os destinos em lugares melhores para se viver e se visitar. Queremos conhecer histórias criativas e inspiradoras, que possam ser adaptadas e replicadas em qualquer lugar do mundo, especialmente aquelas que são desenvolvidas por pequenas empresas e empreendedores individuais, modelo de negócios que corresponde a 90% de nossa indústria na região”, lembra Gustavo.
Além desse esforço na multiplicação de cases, Gustavo destaca esse conjunto de ações desenvolvidas pela WTM como um importante incentivo à mudança de comportamento dos profissionais em relação aos negócios. “Para que mudanças aconteçam, a gente precisa ser um veículo motivador e isso inclui repensar a cadeia de fornecedores, bem como rever nosso papel como consumidores. Afinal, todos os atores têm alguma parcela de responsabilidade a assumir pelos impactos gerados e isso não exclui o turista”, alerta o especialista, destacando a demanda crescente por viagens que combinam a minimização de impactos ambientais com a reversão de benefícios socioeconômicos aos destinos, movimento que traz oportunidades de negócios às empresas que atuam dentro dessas premissas.
Diálogo com questões do momento
A terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável é dividida em seis categorias que contemplam questões fundamentais para o avanço da atividade turística de forma responsável. A começar pelas iniciativas relacionadas às mudanças climáticas, tema primordial diante do desafio que seu agravamento traz à vida no planeta e que exige a união de diversos elos para avançar de forma efetiva. “Outro assunto desafiador é a gestão de plásticos de uso único, já que nosso setor é um grande consumidor desse insumo. O fato de o plástico ainda ser descartado de forma incorreta traz problemas graves não só para o meio ambiente quanto para a própria atividade turística nos destinos de sol e praia que dependem diretamente dessa oferta”, explica.
As iniciativas corporativas voltadas à Diversidade e Inclusão também figuram entre as categorias do Prêmio, bem como as dedicadas à conservação da natureza. “Sabemos que, apesar dos avanços recentes, os temas relacionados à acessibilidade para pessoas com deficiência, iniciativas para o empoderamento feminino e para a inclusão de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ ainda são grandes problemas na América Latina. Da mesma forma, entendemos que a fauna, a flora, os recursos aquáticos e o solo são elementos essenciais para que o turismo aconteça, o que nos motiva a buscar por histórias de sucesso nessas duas categorias que dialogam com as questões do momento e são latentes para o desenvolvimento da atividade na América Latina”, resume.
Para entender como a atividade fomenta o consumo local, a terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável estreia uma nova categoria que irá destacar os modelos de compra de artesanato, alimentação e demais itens nos destinos turísticos. A ideia de homenagear essas iniciativas partindo do pressuposto que reforçar o senso de lugar por meio de sabores e artes locais contribui para a experiência do viajante e traz oportunidades adicionais de renda às comunidades. Outra novidade para 2023 é a celebração de iniciativas que gerem conexões significativas entre o turista, o anfitrião e o local visitado, resultando em fidelização e recomendação para amigos e familiares.
Os trabalhos inscritos para o Prêmio serão julgados por 18 profissionais de renome em diversas áreas e provenientes de diferentes países latino-americanos. “Todos são entusiastas do turismo responsável e estão à frente de segmentos específicos como turismo de natureza e turismo de base comunitária, entre outros”, resume Gustavo, lembrando que o corpo de jurados é formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas, acadêmicos e formadores de opinião.
Entre os critérios de avaliação estão a originalidade, o potencial de replicabilidade e a possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. “Esse último tópico ainda assusta muitas pessoas que relacionam a mensuração às complexas metodologias utilizadas por grandes corporações, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes, o impacto de uma solução criativa, criada por uma pequena empresa e mensurada com ferramentas artesanais é proporcionalmente mais importante do que o proposto por grupos mais estruturados”, finaliza.
As seis categorias que recebem inscrições para a terceira edição do prêmio são: 1) Abordando as mudanças climáticas; 2) Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos; 3) Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão; 4) Melhores iniciativas para a conservação da natureza; 5) Melhores Modelos de compras locais, artesanato e alimentação; 6) Melhores conexões significativas. Os requisitos de cada tema, bem como os vencedores da edição 2022 estão disponíveis no site.
Prêmio de Turismo Responsável
Inscrições abertas até 31 de dezembro de 2022
Anúncio dos finalistas: Março de 2023
Entrega dos troféus e placas: Durante a programação da WTM Latin America 2023, que será realizada entre 3 e 5 de abril, nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo.