Aeroporto de Navegantes receberá investimentos importantes da CCR

O Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, administrado pela CCR Aeroportos, receberá 300 milhões de reais em investimento para ampliação e modernização do sítio aeroportuário. O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros com 12 mil m2, com mais opções para alimentação e varejo e 3 pontes de embarque de passageiros. Contará também com a ampliação do pátio para até nove aeronaves simultâneas (50% a mais do que o pátio atual), expandindo o número de vagas para pernoites de aeronaves, capacidade esta essencial para aumentar os voos, em especial na alta temporada, quando Navegantes chega a receber 68 voos por dia e fica com o pátio de aviões lotado.

Novo acesso ao aeroporto e aumento da capacidade da Pista

Outras melhorias serão no acesso ao aeroporto, com a criação de uma via exclusiva, aumento da calçada para embarque e desembarque de passageiros, além de bolsão para estacionamento de ônibus e vans de turismo, inexistentes hoje. Além disto, o número de vagas para estacionamento subirá de 350 para 600, sendo ainda prevista uma área adicional caso o estacionamento precise ser ampliado no futuro.

Além do aumento da capacidade do terminal, a CCR Aeroportos também ampliará o tamanho da pista, que passará de 1700m para 1800m, além das RESAS (área de segurança de fim de pista). Uma pista mais longa, associada ao novo número de Classificação de Pavimento (PCN) de 51, já devidamente mensurado e em processo de aprovação pela ANAC, permitirá operações com aeronaves maiores, e, consequentemente, atrairá mais voos para a região.

Investimentos na área de cargas

Outro foco da CCR Aeroportos é a expansão dos negócios de carga. Inaugurado no dia 24 de outubro de 2022, o novo Terminal de Cargas do Aeroporto de Navegantes conta com 100 mil m2 de área total e 5 mil m2 de área edificada na primeira fase, abrigando extensa área verticalizada para armazenamento de cargas importadas, além de câmaras frias de última geração para produtos farmacêuticos. Com este empreendimento, o Aeroporto de Navegantes, que tem o maior em volume de carga aérea internacional do Estado de Santa Catarina, consolida-se como o principal centro logístico catarinense, pronto para a conquista de novas rotas de voos cargueiros internacionais para a região de Navegantes e Joinville, onde o parque industrial está concentrado.

 

A aviação geral também será contemplada no pacote de investimento, com a Cidade de Hangares de Navegantes, um projeto inovador da CCR Aeroportos, que oferecerá nove áreas para construção de hangares para aviação geral e aviação executiva.

 

Todas essas obras serão concluídas até 2024 e contemplarão integralmente as necessidades da região. Os investimentos visam atender a obrigações contratuais e oferecer conforto e comodidade ao cliente, e não irão alterar o funcionamento do aeródromo, que seguirá com as operações cotidianas.
“A CCR Aeroportos está iniciando uma nova fase de obras no Aeroporto Internacional de Navegantes. O terminal está em uma localização privilegiada e vai se tornar uma referência de transporte aéreo de passageiros e cargas. O investimento vai colocá-lo operando em sua plena capacidade, com mais conforto e segurança aos usuários”, diz Fábio Russo, CEO da CCR Aeroportos que também ressalta que a CCR Aeroportos acredita muito no potencial da região, que já em setembro recuperou a movimentação anual de passageiros de 2019, pré-pandemia.
O Aeroporto de Navegantes (NVT) atende uma região ampla de Santa Catarina, como os 54 municípios do Vale do Itajaí (Blumenau, Itajaí, Brusque, entre outros), responsáveis por aproximadamente 36% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Além disso, também é o aeroporto mais próximo das principais atrações da região, como as praias de Balneário Camboriú, Porto Belo, Itapema, Bombinhas, e do parque Beto Carrero World.

Investimentos

Ao todo, o projeto terá um investimento de R$ 300 milhões de reais, dada a confiança da CCR Aeroportos no potencial da região.

“O terminal atual vai se transformar em um shopping mall (boulevard) com 12.500 m2, com lojas, restaurantes e opções de lazer, gerando mais desenvolvimento e emprego para a cidade de Navegantes. A estrutura planejada pela CCR Aeroportos vai mostrar sua essência de especialista em mobilidade humana e que tem em seu DNA o estímulo e incentivo ao crescimento regional”, conclui Russo.

A concessionária não prevê, durante o prazo contratual, a construção de uma segunda pista no aeroporto de Navegantes, por ausência de demanda. Contudo, a CCR Aeroportos preservará a área para construção de uma segunda pista, caso ela venha a ser necessária a longo prazo.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com