Salvador Bahia Airport apoia campanha para restaurar áreas desmatadas

Restaurar o equivalente a 7 campos de futebol na floresta amazônica. Essa é a meta da campanha “Um Gol para Amazônia” que contará com o apoio do Salvador Bahia Airport – membro da rede VINCI Airports. A iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) busca sensibilizar a sociedade civil no combate ao desmatamento ilegal aproveitando a Copa do Mundo e a paixão do povo brasileiro pelo futebol.

A ideia é chamar a atenção para a conservação da floresta em pé, pois até setembro de 2022, a área de floresta amazônica derrubada atingiu 9.069 km², o que corresponde a quase oito vezes a cidade do Rio de Janeiro. O aeroporto vai apoiar a campanha disponibilizando mídias internas para divulgação do projeto. Os painéis de voo e os totens de comunicação digital exibirão a campanha pelo terminal e haverá divulgação nas redes sociais do Salvador Bahia Airport.

A iniciativa é importante por promover a conservação de áreas degradadas e incentivar a preservação de uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo. O apoio do Salvador Bahia Airport reforça a política ambiental da VINCI Airports.

Em apenas cinco anos de concessão, o aeroporto de Salvador foi seguidamente premiado devido aos compromissos assumidos pela rede da qual faz parte, que tem por objetivo atingir a neutralidade de carbono até 2050. Outras metas devem ser cumpridas até 2030, como redução do consumo de energia e de água em 50%.

Além de Salvador, a VINCI Airpots administra mais 7 aeroportos no Norte do Brasil. Assim como fez com o Salvador Bahia Airport, a empresa vai levar sua ambiciosa estratégia ambiental com investimentos em energia limpa, redução do consumo de energia, reuso de água e destinação correta de resíduos sólidos para a região que transporta cerca de 2,11% do tráfego aéreo nacional.

As doações serão realizadas pelo sistema referência Doare, acessando doe.idesam.org, nas modalidades PIX, cartão ou boleto. Prezando pela transparência e prestação de contas, será

disponibilizada uma página específica da campanha, informando a quantidade de “gols”, ou seja, doações realizadas e o proporcional em plantio de árvores, campos de futebol restaurados e famílias beneficiadas, pelo link; constando também um VAR, videoárbitro, demonstrando os valores arrecadados x áreas que serão recuperadas, tendo como base de cálculo o número de 1.000 árvores equivalentes a 1 campo de futebol, no valor de R$40,00 a unidade.

Segundo Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, o objetivo é fortalecer a cultura de doações e parcerias em torno da causa socioambiental. “Queremos criar uma grande rede de embaixadores que vão apoiar a campanha, como empreendedores sociais e outros agentes de mobilização que tenham afinidade com as questões socioambientais na Amazônia. O Idesam entrará em campo com um time de peso, para dar um cartão vermelho para o desmatamento ilegal”, disse Paola.

As áreas restauradas com plantio de mudas estão dentro das atividades do Idesam em municípios do interior do Amazonas, como Apuí e São Sebastião do Uatumã. “Com a campanha, queremos impactar produtores rurais, extrativistas e famílias que vivem e sobrevivem da floresta. Ficamos muito contentes em termos a adesão de mais apoiadores na campanha, que são influenciadores e mobilizadores de diversos segmentos. A chegada do Salvador Bahia Airport ao nosso time só irá fortalecer ainda mais esse trabalho”, completou Paola.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com