Do coque ao tênis a GOL avança
O conforto se tornou imperativo na moda quotidiana nos últimos anos. Mas, nem todos os dress codes empesariais foram atualizados. Até hoje, 9, por exemplo, comissárias de bordo ainda precisavam usar saltos altos em aeroportos e nos aviões. Mas, a fim de proporcionar maior conforto aos funcionários, a Gol firmou parceria com a Yuool, o queridinho dos Faria Limers, e desenvolveu um modelo de tênis exclusivo como parte do uniforme.
“Não vejo a hora de pegar o meu par e começar a usar”, diz a co-piloto Andrea Martins. “Confesso que quando fui voar, depois de ter experimentado o tênis na sessão de fotos, senti falta do conforto nos pés. Como pilotos, já não usamos salto para voar porque precisamos ter controle tanto nas pontas dos pés como nos calcanhares (são dois comandos diferentes nos pedais da aeronave). Por muito tempo eu usei sapato masculino, porque não encontrava modelos oxford femininos, um dos poucos que eu achava que combinava.”
A comissária auxiliar Tatiane Oliveira fez coro: “O dia a dia é corrido e exige que nós nos adequemos em busca de maneiras para minimizar o impacto em nossas vidas. O conforto e praticidade do tênis são essenciais, mas especialmente, pela segurança que nos dá. Para nós, tripulantes, o tênis no dia a dia define um novo momento para nossa saúde, segurança e bem-estar”.
Sem lugar a dúvidas se trata de um avanço nem só simbólico e sim estruturante e gradual no setor do comissariados de voos. Vejamos as mudanças nas últimas duas décadas: de tripulação estritamente feminina evoluiu para tripulações mistas e ou masculinas. De coque e cabelos penteados ao extremos para cabelos naturais e soltos. De maquiagem de festa para um simples batom para trazer uma cor ao rostro. De mises selecionadas por idade e padrão de beleza para mulheres “normais”. E agora dos sapatos de saltos voando a 10 mil pês de altitude para os confortáveis tênis.
Sem dúvidas a aviação mudou para melhor e anulou estereótipos das décadas de 50 e 60 para um 2023 mais natural é consensual.
Só falta naturalizar e consensualizar os preços dos bilhetes, nem só a GOL e sim todas.





