Infraero patrocina 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas

De 1º a 5 de agosto, o município de Paraty, no Rio de Janeiro, sedia o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em torno de temas vitais como preservação de patrimônio, turismo sustentável e economia criativa. Tendo a Infraero como um dos patrocinadores e o município fluminense como anfitrião e correalizador, a 10ª edição tem como tema a “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”.

Realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com os municípios que a integram e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro reúne autoridades e agentes do patrimônio, turismo e economia criativa, em uma programação intensa de mesas e debates, que acontece das 8h às 19h, em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural. O Brasil tem 23 sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial e representantes de todas essas localidades estarão reunidos em Paraty para o evento.

Assim, um dos enfoques do encontro são as possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas. A realização dos encontros das cidades Patrimônio Mundial significa, afinal, a oportunidade de reunir em um só local especialistas em patrimônio, cultura, biodiversidade, turismo, políticas públicas e governança, criando um espaço para diálogos vitais em torno da construção de modalidades e instrumentos de gestão para a preservação e desenvolvimento sustentável dos sítios Patrimônio Mundial.

“Representantes da Infraero estão no evento à disposição dos participantes para apresentar o portfólio de serviços e de soluções oferecidos pela Companhia com foco no desenvolvimento dos aeroportos regionais como principal porta de entrada dos municípios, fomentando o turismo nessas localidades”, disse o superintendente de Negócios da Infraero, Rodrigo Medeiros.

Informações sobre a programação completa e as inscrições podem ser obtidas no site do evento: www.cidadeshistoricas.org.br.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com