Veja as novidades da 50ª ABAV Expo que veio para ficar
A maior feira de Turismo do Brasil, a ABAV Expo, conta com novidades imperdíveis na sua 50ª edição. São benefícios exclusivos para os credenciados, mais de 60 capacitações lideradas por profissionais que são referência em diversos setores, por meio do ABAVTalks, e até mesmo um show do cantor Diogo Nogueira para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27/09). Para a edição de 2023, a ABAV Nacional também se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: social, ambiental e econômica em um projeto de sustentabilidade histórico e com práticas inovadoras – a Jornada ABAV ESG.
São esperados mais de 36 mil visitantes durante o evento, que será realizado nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro, uma área de mais de 37 mil metros quadrados.
A ABAV Expo 2023 receberá aproximadamente 2 mil marcas expositoras; em comparação com a última edição houve 37% de aumento no número de operadores; e 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos 2 anos.
Também estarão presentes 15 destinos internacionais; 25 unidades da Federação com estandes próprios, sendo um deles do Distrito Federal; 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios e 23 empresas do setor de tecnologia, também com estandes próprios. A feira também contará com a área de artesanato Vivências do Rio, em parceria com a SETUR RJ.
A SETUR RJ também oferecerá um show exclusivo do cantor Diogo Nogueira para todos os credenciados no evento. O show será promovido em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro.
O fomento do Turismo segue como principal objetivo da ABAV Expo, que expande este ano o Programa Comprador Convidado (ABAV Buyers Club) com ação inédita, em parceria com a ALAGEV e com o Rio CVB, levando 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para negócios e vivências no Rio de Janeiro. Entre as empresas participantes estão AstraZeneca, Enel, FTD, Porto Seguro, Positivo, Suzano, Biogen, DSM, Grupo Pão de Açúcar, Deloitte, Panco, Raízen, Mackenzie, entre outras.
O programa ainda engloba a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a SETUR RJ e a Embratur, pelo segundo ano consecutivo. Com o mote “O mundo todo do turismo se encontra lá”, a feira receberá compradores de diversos países: Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal.
Neste ano a ABAV Expo traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a ABAV Nacional, organizadora do evento, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – social, ambiental e econômica, criando o programa Jornada ABAV ESG.
Entre as práticas já confirmadas há o estímulo ao uso da credencial digital recebida em e-mail com código QR para entrada no evento, lembrando que as inscrições são gratuitas. Antes de ir à feira, o visitante poderá imprimir sua credencial e quando chegar ao Riocentro receberá um porta credencial que deverá ser devolvido na saída para descarte correto. Quem mesmo assim preferir a impressão na entrada do evento terá que pagar uma taxa e a impressão será apenas em papel semente, permitindo o plantio posterior de temperos.
No âmbito da gestão, a ABAV Nacional criou o Comitê ABAV Expo de Inteligência, administrado pela ABAV Nacional e formado por líderes do mercado de Turismo.
Na esfera social, a campanha “Turismo na Veia”, que incentiva a doação de sangue, recebe o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR RJ) e do Hemorio. Durante os três dias da feira, espera-se que centenas de litros de sangue sejam doados.