Visit Rio e Invest.Rio renovam termo de cooperação

O setor de viagens de negócios se consolida como um dos segmentos que mais cresce na indústria do turismo, segundo levantamento da Forwad Keys. Para fortalecer o Rio de Janeiro como destino de eventos desse segmento, o Visit Rio Convention Bureau e a Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura, assinaram, nesta quinta-feira (17), a renovação do termo de cooperação técnica. O objetivo é que a parceria possibilite ainda mais a ampliação do número de atrações no calendário da cidade, que já superou o volume de 2022.

 

Um levantamento do Visit Rio Convention Bureau aponta que os 216 eventos previstos para o Rio de Janeiro este ano devem gerar um impacto de R$ 4 bilhões (US$ 823 milhões) na economia da cidade, uma alta de 4,85% na comparação com 2022. Grandes festas, como Carnaval e Réveillon, estão fora desta conta, que leva em consideração feiras, congressos, competições esportivas, shows e festivais.

 

Nos últimos dois anos, a Invest.Rio trouxe eventos de peso que posicionaram a Cidade Maravilhosa na rota de grandes encontros mundiais, como o Web Summit Rio, maior evento de tecnologia do mundo, e o MIT Reap, evento que pretende transformar o Rio no Vale do Silício da sustentabilidade. O Visit Rio atuou como parceiro estratégico para realização desses eventos, colaborando com a hospitalidade dos executivos, visitas técnicas e inspeção dos organizadores, entre outros.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, ao fomentar o turismo de negócios, o Rio se posiciona como um hub global para networking, inovação e oportunidades de investimento.

 

“Ao estimular o setor e trazer esses grandes eventos de negócios, estamos investindo no crescimento sustentável de nossa cidade, gerando empregos, promovendo o desenvolvimento tecnológico e atraindo investimentos que beneficiam tanto a população carioca quanto a economia”, afirmou o prefeito.

 

O presidente da Invest. Rio, Alexandre Vermeulen, celebrou a renovação do convênio com o Visit Rio e lembrou que esse é um passo significativo na missão de atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico na cidade.
“Estamos mostrando ao mundo que o Rio é o lugar certo para fazer negócios, com muito potencial e grandes oportunidades. Já somos referência em setores como energia, óleo&gás, saúde e biotecnologia, inovação, entre outros. Precisamos reforçar e dar mais visibilidade para isso”, acrescentou Vermeulen.

 

Já o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, enfatizou que a cooperação amplia significativamente a probabilidade de concretização de projetos para a cidade.

 

“Captar eventos está na essência do Visit Rio, assim como atrair investimentos e negócios está no DNA da Invest.Rio. Portanto, é uma parceria de muito sucesso, considerando o que já concretizamos nesse período. Vamos trabalhar para que nosso Rio esteja cada vez mais no radar de investidores do turismo e dos negócios”, afirma.

 

Entre as responsabilidades estabelecidas pelo termo de cooperação, o Visit Rio vai concentrar esforços na orientação metodológica para a análise dos dados coletados e conduzirá a prospecção de eventos, utilizando como referência as informações geradas pelo grupo de trabalho. Já a Invest.Rio tem como principal premissa atrair investimentos e novos negócios para a cidade e, como consequência, aumentar a atividade econômica, gerando mais empregos e arrecadação, agindo como ponte entre a Prefeitura, a sociedade e o mercado. Além disso, se dedicará à busca de parceiros que possibilitem a concretização dos eventos.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com