Turismo sustentável entra na pauta da Embratur e do Ministério do Meio Ambiente

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta sexta-feira (25) com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para alinhar futuras ações e programas em conjunto com o objetivo de promover internacionalmente o turismo sustentável e de base comunitária. A ideia é que esses segmentos turísticos sejam apresentados para os viajantes estrangeiros que visitam o Brasil. O encontro aconteceu na sede do ministério, em Brasília (DF).

 

Durante a reunião, Freixo destacou que o turismo é considerado a indústria do século XXI e que um olhar estratégico, voltado para a sustentabilidade, pode alavancar o setor no Brasil. O presidente da Embratur ainda citou os números divulgados nesta sexta pelo Banco Central, que apontam que o turismo internacional injetou na economia brasileira mais de R$ 18,5 bilhões entre janeiro e julho deste ano, sendo que em julho foram R$ 2,8 milhões.

 

“Queremos manter um diálogo permanente com o Ministério do Meio Ambiente, executar ações e programas de forma conjunta. A Embratur está à disposição de vocês e queremos ter o ministério como uma ponte de apoio para desenvolver e promover o turismo sustentável no Brasil”, disse Freixo.

 

Marina Silva afirmou que trabalha com uma agenda para criar novos conceitos para o turismo ligado à natureza, com foco nos cuidados ao meio ambiente e sem desestruturar as localidades e comunidades.

 

“Compreendemos que o turismo, se devidamente planejado e de base sustentável, é uma das fontes de transformação e uma atividade de baixo impacto ambiental e de altíssimo impacto social e cultural. Estamos em convergência. A Embratur pode contar com o Ministério”, afirmou a ministra Marina Silva.

 

Na reunião, ficou definido que as equipes da Embratur e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima vão se reunir, em grupos de trabalho, para pensar e planejar os próximos passos para desenvolver o setor com sustentabilidade.

 

“O Brasil foi eleito o melhor país do mundo para a prática do ecoturismo pela Revista Forbes. Temos muitas vantagens no que tange a desenvolver programas de turismo sustentável, de descarbonização, de gestão de resíduos sólidos e outras ações, para pensar o turismo sustentável e com critérios bem definidos”, ressaltou o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, que acompanhou a agenda com o presidente da Agência.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com