Setur Porto Seguro apresenta ao Conselho Municipal de Turismo resultados 2023 e projetos 2024

Resultados impactantes do turismo em 2023 e planejamento de ações para 2024, em ações articuladas junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Porto Seguro (CMDT) foram apresentados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro em importante sessão ordinária, na terça-feira (21/11), no Hotel Portal Beach.

Estiveram presentes o vice-prefeito e sec de Turismo, Paulinho Toa Toa, os conselheiros,  superintendente de Produto Turístico, Aline Rodrigues, consultor Anderson Quaresma, sec. adjunto Guto Jones, neste encontro com o objetivo de discutir prioridades para o turismo municipal, especialmente em preparação para a temporada de verão de 2024. A pauta incluiu a apresentação de resultados das atividades, detalhando avanços alcançados pelas gestão municipal ao longo desse ano de 2023. “Essa análise da retrospectiva forneceu uma compreensão abrangente do desempenho e permite-nos o aprimoramento contínuo das estratégias para fortalecer o setor turístico em Porto Seguro”, destaca o secretário adjunto de Turismo, Guto Jones.

Foram apontadas as ações de acesso ao mercado para 2024, a fim de  ajustar o planejamento junto ao conselho, a fim de ampliar a abrangência da promoção do destino; projetos e calendário oficial de eventos. “Essas iniciativas visam expandir a visibilidade do destino e atrair um público diversificado, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região”, cita o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, sobre a visão do prefeito, Jânio Natal, no investimento junto às principais feiras do setor no Brasil e Mercosul, fomento de novas segmentações turísticas e aprimoramento da indústria turística para elevar a qualidade de vida da comunidade, com geração de emprego e renda.

Segmentações turísticas em crescimento na América Latina e que Porto Seguro tem potencial para abarcar, como a proposta IGLTA desenvolvida em conjunto com a International LGBTQ+ Travel Association (IGLTA), foram abordadas. Neste caso, trata-se do compromisso com a promoção de um turismo inclusivo, garantindo que Porto Seguro seja um destino acolhedor para todos os viajantes, independentemente de sua orientação sexual, etnia, religião etc. Além disso, apontaram realização de Mega Famtour, participação em convenções, estandes temáticos, parcerias com operadoras segmentadas, conexões internacionais e novas experiências no destino.

Um dos destaques do encontro foi a apresentação do Projeto Festival de Verão na Rua do Mucugê, com o objetivo de enriquecer a experiência turística, envolvendo a comunidade local e atraindo visitantes para celebrar a diversidade cultural e artística da região.

Outro assunto importante foi a ‘Operação Verão’, visto que o município se prepara para uma das maiores temporadas já vistas na história do destino. As estratégias e a logística tratadas visam garantir a segurança, o conforto e a satisfação dos turistas durante a alta temporada de verão 2024. “Essa operação compreende medidas coordenadas para lidar com o aumento da demanda e garantir uma estadia agradável para os visitantes, bem como, o bem-estar da comunidade”, frisa Paulinho Toa Toa, apontando a expectativa da comunidade com o fortalecimento econômico, afinal, a cidade lotada reflete no na vida de cada cidadão, desde ao trabalhador nos hotéis, restaurantes, taxistas, aos pequenos empresários e nas comunidades mais distantes da zona central da cidade.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com