Complexo Turístico Itaipu conquista recertificação ISO 9001

O Turismo Itaipu foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a certificação da norma internacional da gestão da qualidade, no ano de 2012; desde então, auditorias externas recertificam o alcance dos padrões internacionais de excelência.

Consolidando a promoção de experiências turísticas incríveis, planejadas e sustentáveis, o Complexo Turístico Itaipu (CTI), de gestão do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), acaba de ser contemplado com a recertificação da ISO 9001:2015, norma internacional que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade.

Reconhecida mundialmente, a certificação foca na melhoria contínua, satisfação do cliente e garantia da conformidade dos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.

O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, explica que o PTI é responsável pela gestão e operação do Complexo Turístico, desde 2007, com um modelo de gestão turística voltado a garantia da viabilidade econômica e financeira e da contribuição com o desenvolvimento regional. “Em seus mais de 16 anos de existência, cerca de 7 milhões de visitantes do Brasil e do mundo puderam conhecer os atrativos da Itaipu Binacional”.

Atualmente, as experiências oferecidas aos visitantes pelo CTI são: a Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da usina hidrelétrica), Itaipu Refúgio Biológico, Itaipu Iluminada (iluminação da barragem), Itaipu Iluminada Especial (Roteio com jantar no Restaurante dos Barrageiros), Itaipu By Bike e visita às exposições do Ecomuseu.

O Turismo Itaipu foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a ganhar a certificação, no ano de 2012, com a ISO 9001. Desde esse marco, certificadoras oficiais da norma atestam, por meio de auditorias externas, a boa gestão e operação do CTI. Com a atualização da norma, a partir de 2017, o atrativo passou a receber a ISO 9001:2015.

O gerente geral do CTI, Marcelo Giongo, conta que o ISO 9001 tem como objetivo estabelecer os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, e tendo como foco a satisfação do cliente, a padronização e a melhoria contínua dos processos. “Com a certificação, o Turismo Itaipu consolida o que se propõe a entregar, experiências que se conectam com o nosso público, criando memórias, promovendo conhecimento e bem-estar”.

 

Reconhecimentos

A recertificação da ISO 9001:2015 é mais um dos motivos para CTI comemorar em 2023. Neste ano, pela quarta vez consecutiva, o Turismo Itaipu recebeu o selo Travellers’ Choice, concedido pelo site de viagens TripAdvisor, considerado um dos mais importantes do setor no mundo.

Recentemente o Modelo de Gestão do Turismo Sustentável também foi premiado pelo Ministério do Turismo, em terceiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2023, categoria Governança e Gestão do Turismo. Além disso, a criação da diretoria de turismo, a partir da restruturação do Parque Tecnológico Itaipu, consolida ainda mais o objetivo para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do setor.