Vindima em Gramado terá pisa da uva como atração gratuita aos sábados

Inicia no dia 08 de fevereiro, e segue até 03 de março, a 3ª edição da Vindima em Gramado. Durante 25 dias, o evento celebrará a produção de uvas, vinhos e sucos artesanais e derivados das vinícolas gramadenses. A Gramadotur, autarquia municipal que organiza o evento, espera receber pelo menos 200 mil visitantes para o período.

 

Com uma colheita da safra da uva estimada em cerca de uma tonelada para 2024, os produtores gramadenses devem produzir cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco de uva artesanal no ano.

 

Durante a Vindima, ocorrerá a exposição e venda de produtos como vinhos, sucos, geléias, espumantes e licores. Atrações musicais e artísticas farão parte da programação na Vila do Vinho, localizada na Praça das Etnias. O local também terá a presença de enólogos, experiências sensoriais e gastronômicas com refeições harmonizadas, tanto no Centro da cidade quanto nas sedes das vinícolas.

 

O conteúdo fará parte da edição com workshops abordando temas como: diferentes métodos de produção espumantes, variedades de uvas, vinhos orgânicos e biodinâmicos, enoturismo, entre outros.

 

Uma das principais atrações do evento será a Pisa da Uva, experiência gratuita que ocorrerá sempre aos sábados, às 19 horas, na Vila do Vinho. 

 

Será um momento de alegria e descontração, com muita música, em que os visitantes poderão viver a experiência do processo da pisa da uva, quando a fruta é colocada em um tanque de madeira e esmagada com os pés descalços. Na pisa da uva, o visitante vivencia o método original de produção de vinho.

 

Durante os 25 dias a Vindima em Gramado promoverá uma integração entre o turista e os produtores rurais com visita às vinícolas, exposição de produtos, atrações culturais e gastronômicas e claro, a tradicional pisa da uva. O evento celebrará a colheita da safra e oferecerá uma viagem às raízes do nosso interior com muita alegria e protagonismo da cultura italiana e celebração das nossas tradições”, destaca a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

A Vindima em Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.

 

SERVIÇO

3ª Vindima em GramadoDe 08 de fevereiro a 03 de março de 204Das 11h30 às 23 horasPraça das Etnias e Vinícolas participantes

Gramado-RSEntrada gratuitaInformações em: @vindimaemgramadooficial