Japão comemora o florecer das cerejeiras

Visitar o Japão durante a época de florescimento das cerejeiras, conhecida como “Sakura”, é uma experiência que captura não apenas a beleza estonteante da natureza, mas também a essência profunda da cultura japonesa. A melhor época para testemunhar este espetáculo varia de acordo com a região, mas geralmente ocorre entre o final de março e o início de abril, quando o clima começa a aquecer.

“As cerejeiras no Japão, conhecidas como “Sakura”, florescem em abundância geralmente entre o final de março e o início de abril na maior parte do país. No entanto, a época exata do florescimento pode variar dependendo da região”, diz Mami Fumioka, VP da Quickly Travel, e uma grande especialistas em viagens para o destino. Confira aqui alguns lugares e o tempo certo para estar neles, tendo em vista apreciar a imponência e beleza da Sakura.

  • Okinawa (Sul do Japão): As cerejeiras começam a florescer mais cedo, geralmente em janeiro.
  • Honshu (Tóquio, Kyoto, Hiroshima): O florescimento ocorre tipicamente entre o final de março e o início de abril.
  • Hokkaido (Norte do Japão): Devido ao clima mais frio, as cerejeiras florescem mais tarde, geralmente em maio.

O “Sakura Zensen” (frente de florescimento das cerejeiras) move-se de sul para norte, começando em Okinawa e terminando em Hokkaido. Este fenômeno é acompanhado de perto pela mídia japonesa, que atualiza regularmente o público sobre o progresso do florescimento, permitindo que as pessoas planejem suas visitas aos locais de observação das cerejeiras no momento ideal. Portanto, para vivenciar as cerejeiras em sua plena abundância e esplendor, é importante acompanhar as previsões locais de florescimento e planejar sua viagem de acordo com a região que deseja visitar.

Monte Fuji, Tokio, divulgação.

 

Significado Cultural das Cerejeiras no Japão

As cerejeiras, ou “Sakura”, possuem um significado cultural profundo no Japão, representando a beleza efêmera da vida, em alusão ao seu breve florescimento. Este fenômeno natural simboliza a transitoriedade da existência, incentivando as pessoas a refletirem sobre a importância do momento presente. A apreciação das flores de cerejeira transcende a simples observação estética; é um convite à introspecção e à contemplação da natureza.

Confira aqui os locais mais instagramáveis para clicks espetaculares das Cerejeiras:

Tóquio – Parque Ueno: Um dos locais mais populares para a observação das cerejeiras em Tóquio. Durante a temporada de Sakura, o parque fica repleto de pessoas que fazem piqueniques sob as árvores floridas, criando uma atmosfera vibrante e fotogênica.
Kyoto – Canal do Rio Kamo: Emoldurado por milhares de cerejeiras, este local oferece uma das vistas mais pitorescas de Kyoto. O reflexo das flores na água, especialmente à noite com as lanternas iluminadas, proporciona um cenário surreal e extremamente instagramável.
Hiroshima – Parque do Castelo de Hiroshima: Este local histórico se transforma durante a temporada de Sakura, com suas cerejeiras emoldurando o castelo, criando um contraste impressionante entre a beleza natural e a arquitetura feudal.

Nara – Parque de Nara: Conhecido por seus veados amigáveis, o Parque de Nara também é famoso pelas suas extensas fileiras de cerejeiras. A combinação dos animais vagando livremente entre as árvores floridas oferece um cenário único e encantador.
A Experiência do Hanami

A tradição do “Hanami”, que significa literalmente “ver flores”, envolve reunir-se sob as cerejeiras para apreciar sua beleza enquanto desfruta de comidas e bebidas com amigos e família. É um momento de celebração que reúne pessoas de todas as idades e caminhos de vida, refletindo a importância comunitária na cultura japonesa.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com